Por Redação Bocão News
Publicado em 06/12/2013, às 10h11
O monitoramento das 270 câmeras, espalhadas entre as cidades por onde vão passar as delegações das seleções classificadas, autoridades e centenas de jornalistas, é acompanhado por profissionais das redes municipal, estadual e federal no CICC, agilizando a resposta do poder público em casos de emergência. Estreando no sorteio dos grupos, duas telas de altíssima definição (conhecidas como vídeo wall) foram instaladas no centro, permitindo melhor visualização das imagens, maior aproximação do alvo observado e a reunião de informações na tela.
Todas as imagens captadas pelo CICC também serão transmitidas aos dois Centros de Comando e Controle Móveis, que possuem a mesma estrutura do QG fixo, já deslocados para o complexo de hotéis. Eles oferecem mais mobilidade ao trabalho policial, além de atuarem como alternativa caso haja algum impedimento na unidade fixa. Veículo de menor dimensão, a Plataforma de Observação Elevada, estacionada próxima ao local onde estarão hospedados os membros da FIFA, também será utilizada na operação.
Três aeronaves policiais estão prontas para a realização de rondas na região do complexo, com auxílio de imageadores – espécie de câmeras especiais, utilizadas como acessórios em helicópteros – que vão ajudar na identificação de suspeitos e tumultos e enviar as informações para os centros de comando e controle. As aeronaves também estarão disponíveis para auxiliar o trabalho dos bombeiros em possíveis ações de resgate.