Novo certame ainda não tem nome e/ou formato definido
Felipe Oliveira / EC BahiaPor Tácio Caldas / BNews
Publicado em 14/11/2024, às 19h15O calendário do futebol brasileiro já está ajustado, mas não o suficiente para a Federação Baiana de Futebol (FBF). Isso porque a entidade máxima do futebol baiano resolveu criar uma nova competição estadual.
Esse novo certame ainda não tem nome e/ou formato definido. Muito menos os times participantes. O que é sabido é que a competição contará clubes da Série A e Série B do Baianão 2025 e será iniciado após o final da primeira fase do estadual.
A intenção é nobre já que e objetivo é dar oportunidade para que os clubes baianos que não consigam se classificar até a fase final, não fiquem sem calendário. Além disso, o campeão dessa nova competição terá uma vaga na Copa do Brasil 2026.
"É uma competição que nós iremos fazer agora no primeiro semestre, emendando ela com a primeira fase do Campeonato Baiano. Porque com um calendário um pouco mais curto a fase classificatória do Baianão tem apenas 40 dias. A gente está fazendo essa competição paralela para que os clubes tenham calendário mais extensivo. Será uma competição que vai envolver clubes da série A e da série B fazendo com que eles tenham um período de disputa maior e aumentando esse calendário em cerca de 12 a 14 datas, valendo uma vaga para a Copa do Brasil", disse o presidente ao Portal A TARDE.
Com início previsto para 15 ou 20 dias após o término da fase classificatória do estadual, a competição ainda não tem um nome definido. Isso porque a FBF ainda busca investidores e patrocínios para que o projeto saia do papel.