Presidentes da FBF e do Vitória compõem Grupo de Trabalho do Proforte

Presidentes da FBF e do Vitória compões Grupo de Trabalho do Proforte

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 22/08/2013, às 20h08

Compartilhe

Os presidentes da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, e do Vitória, Alexi Portela Júnior, foram convocados pela CBF para compor um Grupo de Trabalho (Confira Portaria ao final da matéria) que irá estudar e propor medidas com a finalidade de buscar a recuperação econômico-financeira de associações desportivas. O grupo ajudará clubes, federações e demais associações de futebol a regularizarem suas obrigações de natureza tributária, exigíveis pela Administração Tributária Federal.

Além dos dirigentes, também fazem parte do grupo os presidentes do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil; Flamengo, Eduardo Bandeira; Internacional, Giovanni Luigi; Coritiba, Vilson de Andrade e o diretor do Corinthians, Raul Correa.

Caberá aos sete dirigentes a implantação de práticas de gestão que proporcionem às associações a continuidade sustentável de suas atividades e evitem aumento das dívidas que ocasionam na falência. Para isso, serão definidas metas e diretrizes que resultem no equacionamento e liquidação das dívidas tributárias.


O Grupo de Trabalho também acompanhará, de perto, a instituição do Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte), junto ao Governo Federal. O Proforte faz parte do Anteprojeto de Lei criado pelo deputado federal Vicente Candido (PT/SP), que tem como objetivo fortalecer os esportes de modalidade olímpica e diminuir as dívidas de clubes de futebol e outras agremiações desportivas.

Os dirigentes deram início às atividades do grupo na última terça-feira (20), no Rio de Janeiro. Na sede da CBF, a comissão se reuniu com representantes dos 20 clubes que disputam a Série A e das Federações de Futebol a que estas agremiações pertencem.

Também participaram do encontro o deputado Vicente Candido, o presidente da entidade máxima do futebol brasileiro, José Maria Marin, o vice-presidente Marco Polo Del Nero e o diretor executivo da Rede Globo, Marcelo Campos Pinto.


O grupo voltará a se reunir nesta sexta-feira (23), desta vez na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF). Está previsto ainda, para os próximos dias, uma reunião com a presidente da república, Dilma Rousseff e o ministro dos esportes, Aldo Rebelo.

Proforte -Com objetivo de fortalecer os esportes de modalidade olímpica e facilitar o saldo de dívidas de clubes de futebol e outras agremiações desportivas junto à União, o deputado federal Vicente Candido apresentou à Câmara o Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos.

O Proforte visa a criação, nos clubes e entidades participantes do programa, um sistema de oferta de bolsas para esportes olímpicos, voltadas a crianças e jovens carentes. O apoio na formação de atletas para esportes paralímpicos também não ficará de fora.

À medida que forem atuando no apoio aos Esportes Olímipicos, as agremiações terão suas dívidas tributárias equacionadas ou liquidadas. "Com esta proposta, os recursos que seriam para saldar as dívidas se formatam em projetos que irão para a formação de atletas em iniciação esportiva. Assim, o Brasil dá uma grande injeção financeira para os clubes, não só de futebol, mas todas as outras modalidades esportivas, principalmente olímpicas", afirmou Vicente Candido (foto) ao seu site oficial.

O Anteprojeto também propõe alterações nas atribuições da Timemania. A finalidade é definir as condições de participação e execução do Programa pelas entidades beneficiadas pelo concurso e ampliar os valores de repasse financeiro para as entidades esportivas.

De acordo com o deputado, além da grande facilidade em dissipar a loteria está a aceitabilidade de qualquer classe de apostadores. “Com um novo formato, e a impressão na cartela dos escudos dos principais clubes de futebol do Brasil, pode facilitar a dissipação do produto. Eles poderão ser adquiridos além das lotéricas autorizadas, também em pequenos comércios, devido ao baixo custo da cartela", destacou ele, que vê a proposta com grande potencial de gerar renda para os programas sociais e o desporto.

"O Proforte vem com a finalidade de tornar o formato de apostas mais atraente e propiciar o aumento da capacidade de pagamento, pelas entidades desportivas, de suas dívidas fiscais para com a União, e aumentar a atuação de instituições para apoio de esportes olímpicos e paralímpicos", completou o parlamentar.

Confira a portaria que institui o Grupo de Trabalho e o Anteprojeto de Lei:

Portaria PRE Nº 06/2013


Anteprojeto de Lei / Proforte


Fotos reunião: Rafael Ribeiro / CBF

*Informações do portal FBF
VitóriaFBFEdnaldo RodriguesAlexi PortelaProforte

Leia também