FBF completa 103 anos de fundação

FBF completa 103 anos de fundação

Por FBF

Publicado em 14/09/2016, às 18h30

Compartilhe

Há exatos 103 anos, no dia 14 de setembro de 1913, era criada em Salvador a Federação Bahiana de Futebol (FBF). A entidade máxima do futebol na Bahia, quarto estado mais populoso do país, completa nesta quarta-feira (14) mais um ano de fundação

Mais de um centenário de história e conquistas que a tornaram uma das principais Federações de Futebol do Brasil. A trajetória de sucesso teve início como uma sementezinha, ainda em 1901.

Em 28 de outubro daquele ano, o jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, apresentou aos baianos um até então desconhecido objeto que trouxe na bagagem de uma viagem para a Inglaterra. Era uma bola.

No Campo da Pólvora, Zuza reuniu os amigos e dividiu o grupo em dois times. Em seguida, ele marcou o gol com duas pedras e deu início à prática do futebol no Estado.

Nos anos seguintes, o esporte passou por diversas adaptações. Regras oriundas da Europa foram trazidas e os primeiros clubes foram surgindo no Estado. O primeiro deles foi o Club Internacional de Cricket, em 1903, e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903.

A primeira partida oficial, por sua vez, foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe. Não demorou muito após o primeiro jogo e o futebol cresceu de uma maneira que foi preciso ser criada uma entidade para dar conta da organização de partidas e campeonatos. Foi aí que, em 1904, surgiu a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST).

A LBST realizou o primeiro Campeonato Baiano em 1905, mas, oito anos depois, passou por uma série de dificuldades e acabou fechada. Porém, a força que o futebol já havia construído não abalou o esporte e, no dia 14 de setembro de 1913 foi fundada a Federação Bahiana de Futebol.

Começava ali a história da entidade que fortaleceu o Baianão, criou outras competições, entre elas de categorias de base, futebol amador e futebol feminino que servem de exemplo de organização para o futebol brasileiro. A caminhada contou com a colaboração de dezenas de dirigentes, que escreveram suas linhas na história de glórias e prestígio da FBF no cenário nacional. Pelo cargo maior, o de presidente passaram nomes como Degrimaldo Miranda, Emanoel Hassellman, Carlos Alberto de Andrade, Márcio Matos, Orlando Gomes, Raimundo Magaldi, Raimundo Viana, Antônio Pithon, Marcos Andrade e Virgílio Elísio.

Desde 2001, a FBF é presidida por Ednaldo Rodrigues Gomes. Nascido em Vitória da Conquista, onde começou sua relação com o futebol, o dirigente foi se preparando aos poucos para ocupar o cargo de autoridade máxima do futebol na Bahia. Ele iniciou sua trajetória como jogador amador do União Atlético Clube, dirigiu a Liga Desportiva Conquistense até chegar à entidade. Na FBF, foram anos colaborando em diversas diretorias antes de assumir a função de comandante.

Em 2014, ele foi reeleito para mais um quadriênio (2015-2018) à frente da entidade, tendo ao seu lado o jovem Ricardo de Lima, como vice-presidente. A dupla iniciou em outubro daquele ano uma gestão voltada para a modernização, qualificação e profissionalização geral de todos os setores da cadeia produtiva do futebol.

O crescimento e fortalecimento do futebol baiano nestes 15 anos são inegáveis. Na Copa do Mundo Brasil 2014, por exemplo, foi dada mais uma prova do prestígio dos baianos no cenário nacional, quando ele atuou como chanceler do COL e a Arena Fonte Nova foi eleita o melhor estádio da competição. Posteriormente, a Bahia recebeu, em 2015, o duelo entre as Seleções Brasileira e Peruana, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Mais recentemente, a capital do estado sediou mais uma grande competição internacional, com partidas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 tanto na categoria masculina como na feminina.

Diante de tantas conquistas, não há como deixar de agradecer àqueles que contribuíram e contribuem, nos bastidores, para que a FBF seja uma entidade referência.

"Nós nos congratulamos com todos os gestores que por essa casa passaram, pois deram uma motivação para que o futebol do estado da Bahia crescesse cada vez mais. Agradecemos, também, aos que contribuíram direta e indiretamente para o êxito do nosso planejamento. Esses 103 anos completados é mais uma vitória e fazem parte dela filiados, clubes da 1ª e 2ª divisão, ligas municipais, árbitros do quadro da Federação, torcedores, a imprensa esportiva e todos aqueles que elevam o nome do nosso futebol. Também agradeço, de forma incisiva, aos nossos diretores e colaboradores, que de uma forma criteriosa têm procurado fazer da nossa administração um modelo eficiente. O nosso muito obrigado aos nossos patrocinadores e parceiros, que contribuem para que os nosso futebol seja cada vez mais profissional e os clubes tenham receitas que gerem seus orçamentos; ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJD-BA), aos seus auditores e procuradores pela dedicação; e ao Conselho Fiscal da entidade. A Federação Bahiana de Futebol não é minha, não tem dono. A Federação Bahiana de Futebol é do torcedor baiano, dos clubes, dos desportistas. Juntos, vamos manter o futebol da Bahia entre os mais respeitados do Brasil", destacou Rodrigues.

Confira abaixo as competições organizadas e apoiadas pela FBF na atualidade:

Com o Campeonato Baiano Profissional Série A, Campeonato Baiano Profissional Série B, Campeonato Baiano Sub-20, Campeonato Baiano Infantil e Juvenil, Campeonato Intermunicipal, Copa Governador do Estado, Campeonato Baiano Feminino e o Torneio Seletivo, além das Copas Regionais de seleções adultas, organizadas pelas ligas municipais, Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17 e Copa Metropolitana Sub-15, elaboradas pela Sudesb, Campeonatos Regionais Sub-12 à Sub-15, promovidas pelo Esporte Clube Vitória, Red Ball Cup, organizada pela Rede Record, a Copa Salvador de Futebol Dente de Leite em parceria com a prefeitura, e a Salvador Cup Sub-13/15/17, organizada por Wilson Kraychete e a Salvador Produções, a FBF busca inserir o futebol no calendário esportivo do estado.

FBFfundação103 anos

Leia também