Por Lancenet
Publicado em 24/08/2011, às 07h45
"Antes de usar a camisa 10 do Flamengo, jogava para ser melhor que os demais. Depois de usá-la, comecei a jogar pela felicidade dos demais". Se tem alguém que respeita a magia da camisa 10 rubro-negra, este é Dejan Petkovic e, essa frase exclusiva ao especial Herderios do Galinho mostra o sentimento do ídolo. O gol decisivo que marcou na final contra o Vasco, no Campeonato Carioca de 2011 ainda vive na lembrança de todo flamenguista. Um golaço à la Zico.
- Dizem que é melhor perder um momento na vida, que a vida num momento. Mas, por aquele momento, talvez, valeria inverter a frase - destacou Pet.
O Flamengo precisava de mais um gol para faturar o tricampeonato e aos 43 minutos do segundo tempo, eis que o tal sérvio acerta uma bola no ângulo esquerdo do goleiro Hélton. Sem chances para o arqueiro pegar, 3 a 1 no placar e tri em cima do arquirrival consumado. Passados 10 anos da conquista, até hoje muitos rubro-negros ainda comemoram aquele gol, inclusive igualando a outros títulos de maior peso, como os da Copa do Brasil de 2006 e o Brasileiro de 2009. Este último, que Pet fez parte e junto com Adriano, foi protagonista.
Para muitos rubro-negros, Petkovic foi o camisa 10 que mais lembrou Zico após o Galinho ter se aposentado. Curiosamente, dentre aqueles que fizeram sucesso no clube, vestindo o número, ele é o único que não foi formado nas categorias de base. Mesmo assim, foi amor à primeira vista.
No mesmo ano de 2001, Pet foi decisivo com a mesma camisa 10 ao fazer um gol idêntico ao da final contra o Vasco, em outra decisão. Desta vez, foi pela Copa dos Campeões, torneio que dava vaga a Libertadores. Flamengo campeão e golaço do sérvio. Um especialista em cobrar faltas. Um craque em fazer a alegria de ser rubro-negro.