Quanto maior o número de competições e de viagens, mais os atletas precisam descansar. E no dicionário dos clubes brasileiros, a palavra que traduz descanso para atletas de futebol profissional é concentração.
Jovens e endinheirados, nossos craques raramente perdem a oportunidade de curtir a balada nos dias de folga. Para controlar os excessos, os clubes costumam trancafiar os jogadores em hotéis ou alojamentos de seus centros de treinamento, principalmente nos períodos de pré-temporda, que exigem muito da parte física, e nas vésperas dos jogos.
Este sistema pode estar com os dias contados, e quem parece disposto a questionar a regra não é nenhum sindicato de jogadores, mas um dos principais treinadores brasileiros: o técnico Muicy Ramalho.
"É algo que estamos pensando e vamos diminuir. Estou conversando com os jogadores para que todos tenham essa consciência de que eles não precisam ficar presos na concentração para eu confiar neles", declarou o treinador do Santos ao site Gazetaesportiva.net.
A mudança tem como principal objetivo diminuir o desgaste psicológico que a convivência forçada gera dentro do grupo e deve ser atrelada aos resultados obtidos, ou seja, quanto mais metas forem atingidas, mais liberdade os atletas terão.
A inspiração veio do Barcelona, algoz da final do mundial interclubes. Na véspera da decisão, disputada em Yokohama, no Japão, os jogadores do Santos foram surpreendidos com a visita do lateral-direito Daniel Alves, titular do Barça. Enquanto os jogadores do Santos estavam concentrados em um hotel, os atletas da equipe comandada por pepe Guardiola puderam circular livremente pela cidade.
Como se sabe, a concentração não ajudou o Santos, tampouco a falta dela atrapalhou o time catalão, que no dia seguinte aplicaria uma histórica goleada de 4 a 0, com 71% de posse de bola em campo.
E você, o que pensa sobre o assunto? Acredita que flexibilizar a concentração, reduzindo-a ao mínimo possível, é uma idéia que pode funcionar no futebol brasileiro? Mande sua opinião sobre o assunto comentando esta notícia ou simplesmente responda à enquete que está na
home do Galáticos Online.