Por Redação Galáticos Online
Publicado em 02/03/2012, às 08h24
O tema concentração voltou a ser discutido no cenário do futebol brasileiro. Um exemplo claro sobre essa questão é a temporada que o Santos está fazendo em 2012, com a disputa da várias competições ( Libertadores, Paulista e Brasileiro). No início do ano, por reconhecer a quantidade de jogos e assim o desgaste dos atletas, o técnico Muricy Ramalho declarou que pretendia diminuir as concentrações na equipe.
Pois bem, o comandante santista foi o entrevistado do programa Tô na área, do canal, SporTv, e opinou sobre o assunto, deixando claro que acredita este costume pode acabar no futebol brasileiro.
"Eu acho que a concentração vai acabar no futuro. Aqui no Santos estamos deixando os jogadores cada vez mais na casa deles. Nós temos que melhorar as contusões musculares que acontecem pelo excesso de jogos e viagens", disse o treinador.
Este modelo que Muricy tenta "copiar" é seguido com sucesso no futebol europeu, desde que Pep Guardiola assumiu o comando do Barcelona em 2008, onde o sistema de concentração é menor e mais relaxado. Além disso, o técnico do Barça autoriza a visita de familiares no hotel, algo que no Brasil é completamente proibido. Será que a moda pega?