Federação mexicana anuncia fim do rebaixamento no campeonato nacional do país; entenda
Por Redação Galáticos
Publicado em 05/03/2018, às 10h15O acesso à elite do futebol local ainda será possível. Mas desde que cumpridas exigências, que ainda serão totalmente definidas posteriormente. No entanto, já se sabe que o clube que quiser disputar a nova liga mexicana precisará estar sem dívidas, ter um estádio com mais de 20 mil lugares, além de não pertencer a um dono que já tenha uma equipe na primeira divisão. Hoje, por exemplo, o Mineros de Zacatecas, da segundona, pertence ao Grupo Pachuca, um consórcio que controla dois times da primeira: Pachuca e León.
De acordo com o jornal espanhol, El País, somente seis dos 16 clubes que disputam a segundona teriam condições de postular uma vaga na nova liga mexicana – que atualmente conta com 18 times: Dorados, Juárez, Celaya, Atlante, Leones Negros e Atlético de San Luis.
Com isso, os dez times restantes disputariam a segunda divisão – que também será reformulada – apenas pelo prêmio de 6 milhões de dólares dado ao campeão.
Renúncia do presidente
Na mesma nota que anunciou as mudanças no campeonato local, a federação mexicana também divulgou que o presidente da entidade, Decio de María, apresentou sua renúncia do cargo, que terá efeito após a disputa da Copa do Mundo da Rússia. Yon de Luisa, presidente do comitê da candidatura do México para o Mundial de 2026, assumirá.
Foto: Divulgação