Baba de quadra estreita amizade entre atletas de Cuba e Bahia
Baba de quadra estreita amizade entre atletas de Cuba e Bahia
Por Secom
Publicado em 03/08/2016, às 02h38
Compartilhe
Um baba de quadra, bem descontraído, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, serviu para entreitar a amizade de dois povos unidos pelo mesmo sentimento de amor ao próximo: Cuba e Bahia.
Se entre eles já existem muitas semelhanças no clima, harmonia, hospitalidade, comida e até nas bandeiras, no futebol esta semelhança também não é mera coincidência. E fica ainda mais visível, quando a bola rola.
O "rachão" entre cubanos e baianos foi algo contagiante. A vibração da alegria em cada gol; os pulos e os gritos de comemoração pela vitória, são bastante semelhantes. Os dribles, as firulas, o toque com efeito na bola, fazem parte da mesma linha de passe dos dois povos.
Sem os kimonos e a disciplina espartana que o judô exige, jogavam a pelada não os medalhistas pan-americanos, mundiais e olímpicos, mas os cidadãos Asley Gonzalez, José Armentero e Alex Mendoza. Do lado de fora, apreciando os pupilos, mas sem qualquer recomendação ou exigência estava o treinador da equipe, o multicampeão Justo Noda Barreto.
Na quadra poliesportiva do CPJ exibiam suas qualidades técnicas também no futebol, os excelentes judocas. Correndo atrás da bola, vestidos apenas com tênis, calção ou calça do agasalho, todos pareciam adolescentes. Iguais àqueles dos condomínios de classe média, que podem desfrutar de uma quadra poliesportiva para jogar bola. Nada a preocupar. Nem a eles, tampouco ao treinador. E, assim, por algumas horas, os cubanos da seleção olímpica de judô relaxaram e renovaram as energias na companhia dos amigos baianos, defronte ao mar da Praia de Ipitanga, onde fica o CPJ.
Suando, jogaram fora todo o estresse que, normalmente, se apresenta às vésperas de uma estreia, como será nos Jogos Olímpicos Rio 2016, que acontecem agora em agosto. Na capital baiana, a delegação cubana de judô (masculina e feminina) permanecerá até quinta-feira 4. Os atletas com a comissão técnica chegaram felizes na última sexta-feira (22), para um período de aclimatação e seguirão cheios da boa energia em busca das medalhas olimpicas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar
navegando, você concorda com essas condições.