Pós-Mundial, Ecopa e Secopa permanecem com investimentos garantidos
Mesmo pós-Mundial, Ecopa e Secopa permanecem com investimentos garantidos
Por Alessandro Isabel - Redação Bocão News
Publicado em 22/07/2014, às 17h03
Compartilhe
Criadas com os objetivos de coordenar, acompanhar e fiscalizar as ações e projetos da Prefeitura de Salvador e Governo do Estado da Bahia na Copa do Mundo de Futebol, o Ecopa - Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 – e a Secopa - Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 -, permanecem em plena atividade mesmo com o fim do torneio em 13 de julho.
A permanência das estruturas governamentais levantou questionamentos e levou a reportagem do Bocão News a investigar a manutenção das duas secretarias. Com estruturas próprias, Ecopa e Secopa ainda recebem recursos públicos para o custeio de serviços e projetos ligados ao torneio mundial de futebol.
Criada em 2009 pelo governador Jaques Wagner (PT), a Secopa tem Ney Campelo como secretário. Já na esfera municipal, o Ecopa foi constituído em 2010 na administração do então prefeito João Henrique. Empossado em 2013, ACM Neto (DEM) permanece com o Escritório, hoje gerido por Isaac Edington.
Com estrutura semelhante ao da Bahia, em Minas Gerais, o governador Antonio Anastasia extinguiu em 2013 a Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa do Mundo (Secopa-MG). As funções que eram atribuídas à Secopa ficaram a cargo da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, criada para cuidar dos assuntos referentes ao mundial.
Os valores investidos nas estruturas pelo Governo da Bahia e Prefeitura de Salvador não foram informados. Também não foi informado quando, e se serão, extinguidos. A reportagem manteve contatos com as assessorias de comunicação da Ecopa e Secopa. O Escritório informou que o secretário Isaac Edington estava em reunião o que teria impossibilitado de enviar as informações. Já Ney Campelo está em viagem e também não respondeu as perguntas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar
navegando, você concorda com essas condições.