Quinta etapa do Circuito Baiano de Judô acontece de hoje a domingo
Quinta etapa do Circuito Baiano de Judô acontece de hoje a domingo
Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)
Publicado em 08/07/2016, às 15h35
Compartilhe
A Federação Baiana de Judô (Febaju) promove de hoje (08) até domingo (10), a 5ª Etapa do Circuito Baiano de Judô – evento que vai reunir judocas de diversas regiões do estado para disputar as classes Iniciantes, Sub 11, Sub 13, Sub 18, Sub 21, Sênior, Veteranos A, Veteranos B e Veteranos C. O Circuito acontecerá no Shopping Paralela e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Em paralelo ao circuito – que visa melhorar a visibilidade do esporte no cenário estadual, nacional e internacional – também serão realizados o Campeonato Baiano de judô Sub 13 anos, a Super Etapa Sub18 anos, o Festival da Criança e o Desafio Interestadual de Judô, Bahia x Sergipe. De acordo com a organização do evento, os atletas campeões do Circuito Baiano, classe Sênior, serão automaticamente convocados para a disputa do Desafio Interestadual. Cerca de 780 atletas vão participar dos três dias de competição, desses, 430 atletas (285 no masculino e 145 no feminino), de 46 clubes/ associações diferentes, estarão só no Circuito.
Projeto - Entre os participantes, duas integram o Projeto Social Yamashita, mantido pela Associação de Judô Yamashita e que recebe apoio financeiro e supervisão da Sudesb: Isabele Melissa Oliveira, de 17 anos, e Thifane Graziele, de 16. As duas meninas são promessas na modalidade e já acumulam títulos estaduais e boas posições no ranking nacional. Ambas treinam quatro vezes por semana, sendo dois dias pelo projeto.
“Isabele já disputou mais de 30 lutas este ano e está invicta na Bahia. Ela é a melhor do ranking estadual e está em 5º no nacional na classe sub 18. Peso pesado, além de competir no sub 18, ela também vai para as disputas do sub 21 e do sênior. Já Thifane, que ficou em 2º lugar no Circuito, vai competir apenas no sub 18. As duas também estão se preparando para participar das seletivas para os Jogos Escolares da Juventude”, explica o técnico Francisco Neto.
O Projeto Social Yamashita atende gratuitamente a estudantes de escolas públicas da região da Cidade Baixa nas modalidades de judô, futsal, basquete, handebol e luta olímpica. Para adultos e idosos, as aulas são de ginástica e dança de salão. Ao todo, o projeto disponibiliza 1.200 vagas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar
navegando, você concorda com essas condições.