Atleta apoiada por projeto é campeã da 5ª etapa do Circuito Baiano de Judô
Atleta apoiada por projeto é campeã da 5ª etapa do Circuito Baiano de Judô
Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)
Publicado em 13/07/2016, às 17h49
Compartilhe
Confirmando a previsão de seu técnico, a aluna/atleta do Projeto Social Yamashita, Isabele Melissa Oliveira, garantiu o primeiro lugar, com o golpe de ippon, em duas das três classes que disputou na 5ª etapa do Circuito Baiano de Judô: sub 18 e sub 21. A competição foi realizada no último fim de semana pela Federação Baiana de Judô (Febaju), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Com 17 anos, Isabele Melissa há três anos treina no projeto. Ela é um dos principais nomes na categoria peso pesado, em sua faixa etária, segundo o técnico Francisco Neto. “Ela vem de uma trajetória de várias lutas, com vitórias importantes esse ano. A única derrota dela aqui na Bahia até agora foi na final da classe sênior dessa etapa do Circuito e em uma luta bastante disputada. Hoje ela ocupa o 5º lugar no nacional na classe sub 18 e também 5º na Taça Brasil, este último considerado o melhor resultado da Bahia na competição”, explica Neto.
Para chegar a esses resultados, a atleta treina quatro vezes por semana. Ela começou a praticar judô após ter tentado vôlei, natação e futebol, mas sem sucesso por conta de seu porte físico. O convite para a modalidade veio de seu atual técnico. “Ele (Neto) foi meu professor de Educação Física na escola e quando surgiu o projeto, ele me chamou para participar. Com três meses, eu fui para minha primeira competição e ganhei. Daí, eu não parei mais. Meu objetivo é ser campeã brasileira e, quem sabe, ir para uma olimpíada”, conta a judoca.
Este ano, ela foi campeã de todas as etapas do Circuito Baiano na sub 18 (peso pesado) e é a melhor no ranking estadual. Agora, a judoca está se preparando para a próxima etapa do campeonato que acontecerá no mês que vem em Camaçari e também para as seletivas estaduais dos Jogos Escolares da Juventude, de olho na vaga para a competição nacional que vai acontecer na Paraíba no mês de novembro. Sua irmã, Thifane Graziele, de 16 anos, também participou do Circuito e conquistou o segundo lugar na classe sub 18, na categoria - 57kg. Assim como Isabele, Thifane faz parte do projeto.
Sobre o projeto - O Projeto Social Yamashita é coordenado pela Associação de Judô Yamashita e atende gratuitamente a estudantes de escolas públicas da região da Cidade Baixa nas modalidades de judô, futsal, basquete, handebol e luta olímpica. Para adultos e idosos, as aulas são de ginástica e dança de salão.
Ele é um dos 20 projetos que recebe o apoio financeiro e supervisão da Sudesb e atende às políticas do Programa Pacto pela Vida, uma ação de Governo que tem por objetivo principal a promoção da paz social. Para implementar a execução do projeto, a Sudesb conta com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep), originados da Secretaria de Promoção à Igualdade Racial (Sepromi) e em atendimento à aplicação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar
navegando, você concorda com essas condições.