Quem busca um espaço para realizar atividades físicas durante o verão tem uma nova opção na capital baiana. A Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) iniciou as atividades da 7ª edição do projeto ‘Sudesb no Verão de Salvador’ nesta quarta-feira (28). A iniciativa tem como objetivo promover a prática de atividades físicas ao ar livre e incentivar a adoção de hábitos saudáveis em pessoas de todas as idades
“Esse projeto já está consolidado nos verões de Salvador. São sete anos de uma iniciativa importante, com aspectos muito positivos para aqueles que frequentam essa região linda de nossa cidade, sejam moradores ou visitantes de outros bairros. A atividade física é uma maneira de melhorar a saúde, a autoestima e a qualidade de vida das pessoas”, explica o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado.
As aulas são gratuitas e acontecem às quartas e sextas-feiras, no Parque Costa Azul, no período da manhã (a partir das 6h) e à tarde (a partir das 17h). A ação segue até o dia 22 de fevereiro. “Aqui, nós trabalhamos a questão do ritmo, o aquecimento e o alongamento. Estamos disponibilizando água, protetor solar e ambulância em todas as aulas. Tudo isso para garantir a segurança de todos aqueles que vierem participar", destaca a coordenadora do projeto, Susi Docio.
As atividades são comandadas por profissionais de Educação Física. O público pode participar de aulas de alongamento, ginástica localizada, aeroboxe e GAP (glúteo, abdômen e perna). A dona de casa Carmen Lucia dos Santos, 45 anos, é participante assídua do projeto e tem preferência pelas atividades com dança. “É melhor do que ficar parada em casa, comendo o que não deve. Todos os anos eu venho. Não perco uma edição. Faço duas aulas, uma pela manhã e uma pela tarde. Eu gosto tanto que ainda estimulo meus amigos a participarem.”
Os interessados podem realizar a inscrição na hora da aula. É só chegar e começar a se exercitar. “Chegar aqui e já encontrar tudo montado, com música, banheiros e uma equipe competente, facilita e estimula muito. Gostei muito e vou voltar muitas vezes nesse verão”, afirma o educador Cesar Luiz.