O baiano Allan do Carmo confirmou, nesta quinta-feira (11), sua classificação para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado em julho deste ano, em Budapeste, na Hungria. Eleito o melhor do mundo em maratonas aquáticas no ano de 2014, o nadador se garantiu na prova individual dos dez e 25 quilômetros, após conseguir a segunda colocação na Maratona Nacional de Foz do Iguaçu, com um tempo de 1h55m44.
"Foi uma prova muito dura, muito disputada, mas eu consegui ficar com o segundo lugar. Estou indo para o meu sexto mundial e esse era o principal objetivo do primeiro semestre, a classificação. Agora, o foco total vai para o Mundial. Falta pouco tempo e estou muito feliz em estar garantido e por ver o nível da maratona aquática em nosso país crescer tanto, ficando cada vez mais disputada. Vou para representar o Brasil da melhor forma na Hungria", disse Allan.
Com apenas 27 anos, Allan irá para a sua sexta participação em mundiais. No ano de 2013, em Barcelona, ficou com a terceira colocação na prova de cinco quilômetros por equipe. Em 2015, em Kazan, voltou a subir no pódio na mesma prova, mas dessa vez alçou mais um degrau, terminando com a prata. O atleta foi o único representante do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Além disso, disputou os mundiais de 2007, em Melbourne, na Austrália; 2009, em Roma, na Itália; e 2011, em Xangai, na China.
Neste sábado (13), Allan do Carmo vai em busca da classificação para a prova dos cinco quilômetros para o Mundial de Budapeste. A etapa será realizada em Foz do Iguaçu e tem largada prevista para as 8h30.
Foto: divulgação