CBF segue com testes para uso do árbitro de vídeo
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 02/10/2017, às 07h33A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) seguiu neste domingo (1º) trabalhando com 16 árbitros e assistentes da segunda turma do curso de capacitação do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR), em São Paulo. Pela manhã, os participantes foram ao gramado e fizeram a simulação de partidas de futebol para treinar jogadas com o VAR.
No período da tarde, os instrutores de árbitro de vídeo separaram lances para debater se necessitavam ou não do auxílio do VAR com os árbitros e assistentes. Na sequência, foi aplicada uma prova sobre o protocolo da ferramenta. O instrutor Manoel Serapião fez a correção no telão do auditório, juntamente com os participantes, que aproveitaram para tirar dúvidas específicas.
"É uma novidade. No primeiro momento causa um certo espanto, mas com o passar dos dias já se nota uma evolução, dá uma tranquilidade maior na hora de passar a informação para o árbitro no campo de jogo. Então, acho que esse sincronismo com os instrutores, os lances, o momento de intervenção, o equilíbrio das atividades... Tudo isso está sendo de uma valia muito grande", declarou o árbitro Grazianni Maciel Rocha.
Os árbitros participantes terão ainda a missão de preparar exercícios para serem aplicados no campo de jogo, sempre para criar a dúvida da necessidade ou não do auxílio do VAR.