Em um gesto de solidariedade, o Atlético Nacional, da Colômbia, que seria adversário da Chapecoense na final da Copa Sul-Americana, abriu mão do título. Em comunicado oficial divulgado no seu site, o clube colombiano solicitou à Conmebol que o clube brasileiro seja declarado campeão após o trágico acidente com seu avião, que vitimou 75 pessoas, entre atletas, técnico, profissionais da comissão, dirigentes e profissionais de imprensa.
Porém, a entidade Sul-Americana ainda não se pronunciou se confirmará o título para a Chape. Mais cedo, a Conmebol havia anunciado que a decisão final ficaria para dezembro.
Confira a nota do Atlético Nacional:"Além de estar muito preocupados com a parte humana, pensamos no aspecto competitivo e queremos publicar este comunicado onde o Atlético Nacional pede a Conmebol que o título da Copa Sul-Americana seja entregue à Associação Chapecoense de Futebol como prêmio de honra a sua grande perda e homenagem póstuma às vítimas do fatal acidente que deixa nosso esporte de luto. De nossa parte, e para sempre, Chapecoense campeão da Copa Sul-Americana 2016".