Campanha do Vitória no Brasileirão é dividida no antes e depois de Mancini; Confira os números
Por Anderson Matos - (Twitter: @andersonmatos93)
Publicado em 29/08/2017, às 09h09Antes de o treinador assumir o rubro-negro, o time tinha sido comandado por Petkovic nos quatro primeiro jogos e depois por Alexandre Gallo em outros 12 duelos. Ao total, disputou 16 partidas dentro da competição, venceu três, empatou três e perdeu dez, conquistando apenas 12 pontos, em 48 disputados.
Mancini assumiu o Vitória na 19ª colocação e com um sistema defensivo preocupante. O rubro-negro havia levado 29 gols, nos dezesseis jogos disputados, com uma média de quase 2 tentos sofridos por jogo. O ataque também não era tão efetivo. 16 gols marcados nos 16 duelos, com uma média de um gol por partida.
O treinador rubro-negro tinha uma dura missão pela frente, pois o clube vivia uma forte crise. Com os resultados ruins, o presidente Ivã de Almeida pediu afastamento do cargo, a torcida estava irada e pessimista quanto à permanência na Série A, os jogadores desmotivados, um ambiente pesado e desconfortável no Barradão e uma sequência de jogos complicados pela frente: Cruzeiro (fora), Ponte Preta(casa), Flamengo (fora), Avaí (casa), Corinthians (fora) e Coritiba (fora). Seriam quatro jogos longe do Barradão e apenas dois na casa do Leão, antes da pausa de quase quinze dias no Campeonato Brasileiro, por conta dos jogos da Seleção pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
Com o mesmo elenco do período antes da chegada dele, Vagner Mancini mudou a formação tática e a postura do time dentro de campo e conseguiu conquistar 13 pontos dos 18 que foram disputados na sequência citada acima, ultrapassando a pontuação disputada pelo time em 16 rodadas, onde foram disputados 48 pontos. Como consequência dos números positivos, o rubro-negro saiu da zona de rebaixamento e atualmente (29/08) ocupa a 16ª colocação no Brasileirão.
(Jogadores após um treino descontraído comandado por Vagner Mancini. Foto: Divulgação)
NÚMEROS ANTES DE MANCINI:
16 JOGOS - 3 VITÓRIAS, 3 EMPATES, 10 DERROTAS - MÉDIA DE 25%
12 PONTOS CONQUISTADOS DE 48 DISPUTADOS
16 GOLS FEITOS, MÉDIA DE UM GOL POR JOGO
29 GOLS SOFRIDOS, MÉDIA DE 1.81 GOL SOFRIDO POR JOGO
NÚMEROS DEPOIS DE MANCINI:
6 JOGOS - 4 VITÓRIAS, 1 EMPATE, 1 DERROTA - MÉDIA DE 72.22%
13 PONTOS CONQUISTADOS DE 18 DISPUTADOS
7 GOLS FEITOS - MÉDIA DE 1.16 GOL POR JOGO
2 GOLS SOFRIDOS - MÉDIA DE 0.33 GOL SOFRIDO POR JOGO
FOTO: MAURÍCIA DA MATTA / ECVITÓRIA