TV RÁDIO
Buscar

Cruzeiro completa 90 anos de fundação

Autor(a): Globoesporte.com em 02 de Janeiro de 2011 17:53

O melhor clube brasileiro do século 20 comemora 90 anos neste domingo. O Cruzeiro faz aniversário, mas a data passa em branco. Celebrações e novidades estão sendo aguardadas somente para esta segunda-feira, quando será realizada uma cerimônia religiosa, o clube irá anunciar novos patrocínios e, provavelmente, novos reforços para o elenco de 2011.

O ano promete fortes emoções. O Cruzeiro passou 2010 em branco e a torcida vai cobrar, mais do que nunca, a conquista de títulos. E serão três oportunidades: Campeonato Mineiro, Libertadores e Campeonato Brasileiro.

Até agora, o clube mineiro contratou apenas um reforço para 2011: o zagueiro Naldo, que estava na Ponte Preta. Além disso, a diretoria acertou o retorno do atacante Kieza, que estava no time de Campinas - que vai receber o zagueiro Wellington. Nos últimos dias do ano, o Cruzeiro perdeu o ex-capitão Leonardo Silva, que não renovou a permanência para a temporada atual.

A estreia oficial do clube celeste ocorreu no dia 3 de abril do ano de sua fundação, em partida realizada no antigo Estádio do Prado Mineiro. O então Palestra Itália venceu um misto de equipes da cidade de Nova Lima, por 2 x 0.

O primeiro título mineiro conquistado veio em 1926 e em grande estilo, ao aplicar um retumbante goleada de 10 x 1 sobre o Grêmio, no estádio do Barro Preto.

De Palestra a Cruzeiro
Em virtude da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial em 1942, um decreto-lei do governo federal proibiu o uso de termos relacionados às nações inimigas. Com isso, o Palestra Itália passou a chamar-se Palestra Mineiro.

Posteriormente, em 7 de outubro do mesmo ano, veio a mudança definitiva de nome, após reunião entre sócios e dirigentes. Inspirado na constelação do Cruzeiro do Sul, símbolo maior da pátria, foi dado o nome de Cruzeiro Esporte Clube, uma sugestão do ex-presidente do Clube, Oswaldo Pinto Coelho.

Na década de 60, o Cruzeiro iniciou a trajetória de inúmeras conquistas, com o título da Taça Brasil de 1966, recentemente oficializado como título do Campeonato Brasileiro. Em 1976, veio a conquista da primeira Taça Libertadores da América.

Os anos 70 foram marcados por elenco que marcou época. Eternos ídolos como Raul Plassmann, Zé Carlos, Nelinho, Palhinha, Revétria, Dirceu Lopes, Piazza, Perfumo e Tostão vestiram a camisa celeste e ajudaram a firmar o Cruzeiro entre os melhores do Brasil e do mundo.

A década de 80 foi pobre em conquistas e o Cruzeiro voltou a brilhar nos anos 90, conquistando títulos de expressão. Como a Supercopa em 91 e 92. Em 97, foi bicampeão da Libertadores, em 13 de agosto, com uma vitória sobre o Sporting Cristal, do Peru, por 1 x 0, diante de quase 100 mil torcedores, que lotaram o Mineirão.

Também na década de 90, o Cruzeiro conquistou a Copa da Brasil por duas vezes (93 e 96). E encerrou o século 20 como o melhor clube brasileiro, de acordo com levantamento realizado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) - que baseou o estudo qualificando os clubes da América do Sul que disputaram competições internacionais no século passado.

O século XXI iniciou com o tricampeonato da Copa do Brasil. Em 2003, a tão comemorada tríplice coroa: campeão mineiro, alcançou o tetra da Copa do Brasil e título da principal competição do país, o Campeonato Brasileiro, com uma campanha recorde.

A equipe comandada em campo pelo ídolo Alex, atingiu 100 pontos e foi campeã com quatro rodadas de antecedência. A melhor campanha realizada no campeonato, na era de pontos corridos.

O Cruzeiro encerrou a primeira década do século XXI sendo campeão estadual por mais quatro vezes, após a conquista da Tríplice Coroa: em 2004, 2006, 2008 e 2009.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade