
Vitória
/
Notícias/
Vitória/
Sul-americana: Vitória arranca empate com o Universidad de Quito mas sai vaiado do Barradão
Vitória
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
O Vitória empatou com o Universidad de Quito por 1 a 1, na noite desta quarta-feira (2), na estreia do Grupo B da Copa Sul-americana, no Barradão. O Leão da Barra saiu atrás no placar, conseguiu empatar com o meia-atacante Matheuzinho, mas saiu de campo vaiado pela torcida.
Com o resultado, as duas equipes somaram um ponto cada e aparecem na primeira e segunda posição, com o Vitória em 2º. A rodada do grupo será completa nesta quinta-feira (3), entre Cerro Largo e Defensa Y Justicia, às 21h30.
O jogo
O primeiro tempo foi de poucas emoções. O Vitória, com 53% de posse de bola, tentou pressionar pelas laterais, mas esbarrou na defesa sólida do Universidad de Quito, que se postou de maneira compacta. Foram cinco finalizações dos baianos contra apenas uma dos visitantes, mas nenhuma com perigo real. A torcida cantava alto, tentando incendiar o time, enquanto o Universidad de Quito segurava o jogo com trocas curtas no meio-campo.
A defesa foi o destaque dos 45 minutos iniciais. O Vitória fez oito desarmes, neutralizando as raras investidas equatorianas, que cometeram nove faltas para frear os rubro-negros. Dois escanteios a favor dos donos da casa levantaram a arquibancada, mas a bola teimava em não entrar. O 0 a 0 ao fim do primeiro tempo refletiu um jogo truncado, com as equipes mais preocupadas em se proteger do que em atacar.
Segundo tempo
O Vitória voltou mais determinado para o segundo tempo, mas foi o Universidad de Quito que saiu na frente. Aos 9 minutos, Azarias Londoño, ponta-direita equatoriano, aproveitou uma falha na saída de bola rubro-negra e bateu rasteiro para fazer 1 a 0. O gol calou o Barradão por instantes, mas a torcida logo reagiu, empurrando o time em busca da igualdade. O Universidad de Quito ganhou confiança e passou a explorar os contra-ataques.
Aos 25 minutos, o jogo parou. Após uma jogada na área equatoriana, o árbitro escutou o VAR para avaliar um lance de mão na bola. A revisão confirmou: a bola acertou o braço aberto de um defensor do Universidad de Quito. Pênalti marcado. Matheuzinho assumiu a responsabilidade. Com frieza, ele cobrou na bochecha da rede, à esquerda do goleiro Johan Lara, que passou perto, mas não alcançou. Era o 1 a 1, e o Barradão explodiu em festa, com a torcida celebrando o empate suado.
A partida ficou aberta. O Vitória pressionava, mas foi o Universidad de Quito que quase marcou novamente. Aos 39 minutos, Londoño puxou um contra-ataque pela direita e rolou para Ismael Díaz, camisa 11, que apareceu livre do outro lado. Sozinho, ele dominou e bateu, mas errou o alvo de forma incrível, mandando a bola por cima. Tiro de meta. A torcida rubro-negra respirou aliviada, enquanto os equatorianos lamentavam a chance perdida. O apito final confirmou o 1 a 1, um placar que manteve o jogo eletrizante até o fim.
Vitória
Vitória
Vitória
Vitória