Plantão
Plantão
Foto: Divulgação
Revelado nas divisões de base do Vitória, o centroavante Rafaelson vive um novo momento na carreira e na vida. Jogando no futebol do Vietnã desde 2019, o jogador de 27 anos se naturalizou pelo país, foi convocado para a seleção, marcou gols e até mudou de nome.
Nascido em Pirapemas, no Maranhão, Rafaelson surgiu no Leão na Barra nas Copinhas de 2014 e 2015, sendo promovido ao elenco principal no último ano, quando disputou o Brasileirão da Série B pela equipe comandada pelo então treinador Vagner Mancini.
Pela equipe profissional, o centroavante não conseguiu performar o mesmo futebol e jogou poucas vezes, com 16 partidas em quatro anos e apenas um gol marcado. Ele deixou o clube em 2018, com 21 anos, rumo ao Vegalta Sendai, do futebol japonês, e ainda teve passagens pelo Naestved, da Dinamarca.
Rafaelson desembarcou em solo vietnamita em 2019 e demorou de deslanchar em solo asiático. A redenção, entretanto, teve início em 2023, quando marcou 16 gols em 18 jogos e foi artilheiro do campeonato nacional.
Desde então, o centroavante tem se tornado o principal jogador da posição no país, enfileirando artilharias nos campeonatos que disputa e obtido, inclusive, uma média superior a um gol por jogo. Nos últimos três anos, foram 62 gols em 56 partidas.
As boas atuações renderam a oportunidade dele atuar pela seleção do Vietnã. Para isso, ele se naturalizou no final do ano passado e precisou até mudar de nome. Agora, Rafaelson é chamado de "Nguyen Xuan Son". Pela equipe nacional vietnamita, o atleta fez cinco jogos e balançou as redes sete vezes, além de dois passes para gol.
Plantão
Plantão
Plantão
Plantão