Bahia garante vantagem nas finais com virada sobre o Bahia de Feira
Por Yuri Barreto
Publicado em 08/04/2012, às 18h05
Em busca da vantagem nas finais do Baianão, o Bahia recebeu o Bahia de Feira, em Pituaçu, com a pompa de líder isolado da competição. Porém, o que se viu em campo foi um futebol longe do apresentado nos últimos jogos dentro de casa.
Após ter saído na frente do placar com Rafael Donato, o tricolor cedeu a virada ao tremendão com Paulo Paraíba e João Neto. Empurrado pela torcida, o esquadrão não se entregou e, nos minutos finais, recuperou os três pontos com Lulinha e o camisa quatro, que marcou seu segundo gol.
Com o resultado, o time de Falcão chegou aos 49 pontos ganhos na ponta da tabela e Garantiu a vantagem para os jogos finais do Baianão. Já o Bahia de Feira ficou com seus 32 pontos e se manteve na quarta colocação. O tremendão decide a vaga nas semifinais no próximo domingo (15), diante do Camaçari fora de casa.
Logo aos quatro minutos, os visitantes chegaram com perigo. Carlinhos chutou de longe e Lomba espalmou. No rebote, João Neto, livre desperdiçou a chance de abrir o placar.
A resposta tricolor veio aos 11. Após falha da zaga adversária, Lulinha tentou marcar de cobertura e a bola passou tirando tinta da trave.
Quatro minutos depois, o Bahia chegou ao gol. Após cruzamento da direita, Filipe falhou e Rafael Donato apareceu para mandar para o fundo das redes.
Sem se abater em campo, o Bahia de Feira chegou ao gol de empate no final da primeira etapa. Aos 40 minutos, Paulo Paraíba dominou livre na área, girou sobre o zagueiro e chutou no canto para marcar.
Na volta para a segunda etapa, o esquadrão assustou logo aos três minutos. Gutiérrez fez bela jogada pela esquerda, passou pelo adversário e chutou no gol. Filipe, bem colocado, fez a defesa.
Um minuto depois, o tremendão deu a resposta. Lomba saiu mal do gol, Paulo Paraíba desviou de cabeça e a bola raspou a trave.
Aos 14, Falcão fez sua primeira alteração. Zé Roberto entrou no lugar de Magno. Porém, quem chegou ao gol foram os visitantes. Após se recusar a sair do gramado, João Neto aproveitou cruzamento de Rayllan, pegou de primeira e marcou um belo gol em Pituaçu.
Um minuto depois, o artilheiro do time feirense deixou o campo. O camisa nove deu lugar a Lecão.
Insatisfeito com a equipe, Falcão fez mias uma alteração aos 22 minutos. Morais entrou na vaga de Coelho.
Aos 32, o treinador queimou a última substituição. Mal no jogo, Ciro saiu para a entrada de Rafael Gladiador.
Aos 44, o Bahia chegou ao gol de empate. Após cruzamento na área, Lulinha, mesmo baixinho, subiu para marcar de cabeça o segundo do tricolor.
No último minuto de jogo, o tricolor, empurrado pela torcida, virou a partida em Pituaçu. Após lançamento na área, Rafael Donato subiu mais alto que a zaga e balançou as redes para delírio da torcida.
Bahia 3 x 2 Bahia de Feira
21ª rodada do Baianão
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador
Horário: 16h
Arbitragem: Gleidson Santos Oliveira, assistido por Jorge César Santana Borges e Paulo de Tarso Bregalda Gussen.
Cartões amarelos: Fahel, Titi (B); Rayllan e Francisco Júnior(BFS)
Gols: Rafael Donato e Lulinha (B); Paulo Paraíba e João Neto (BFS)
Bahia
Marcelo Lomba; Coelho (Morais), Rafael Donato, Titi e Gutierrez; Lenine, Fahel, Gabriel e Magno (Zé Roberto); Lulinha e Ciro. Técnico: Paulo Roberto Falcão.
Bahia de Feira
Filipe; Tiago Granja (Sadrack), Paulo Paraíba, Menezes e Edson; Francisco Junior, Rogério, Jackson (Jhonattan) e Rayllan; João Neto (Lecão) e Carlinhos. Técnico: Arnaldo Lira.
Carpini exalta ponto conquistado fora de casa contra o Fluminense
Vitória arranca empate com o Fluminense no Maracanã e mantém-se fora da zona de rebaixamento
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira
Bahia encerra preparação para enfrentar o Ceará com treino tático no CT Evaristo de Macedo
Vitória detalha dívidas após déficit milionário nas contas do clube: "Compromisso com a transparência"
Craque Neto detona Neymar após atacante se lesionar e chorar em campo