Bahia assina contrato para mandar seus jogos na Arena Fonte Nova

Bahia assina contrato para mandar seus jogos na Arena Fonte Nova

Imagem Bahia assina contrato para mandar seus jogos na Arena Fonte Nova

Por Yuri Barreto

Publicado em 29/11/2012, às 11h33

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Após semanas de polêmicas e indefinições sobre onde o Bahia mandaria seus jogos em 2013, a novela terminou como sonhava o torcedor. Palco das principais conquistas do clube, como o heptacampeonato baiano e grande parte dos Campeonatos Brasileiros de 1959 e 1988, a Fonte Nova será tomada pelo azul, vermelho e branco a partir de 2013.

Na manhã desta quinta-feira (29), no Centro de visitação do novo estádio, o esquadrão e a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP) assinaram o contrato para que a Arena seja a casa do dono de 44 títulos estaduais.


O presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, destacou a importância do acordo para o clube. "É uma alegria muito grande fecharmos esse contrato hoje, um momento importante. O Bahia vai ganhar muito, não só em termos de receita, mas de continuação do trabalho fora de campo que estamos desenvolvendo há três anos e meio também com a construção do Centro de Treinamentos (Cidade Tricolor)", disse.

O dirigente ratificou que a questão financeira não foi o ponto principal para o acordo, mas sim a volta do tricolor à sua "casa". Representa muito, independente do lado financeiro, como já disse voltar à nossa casa. A identificação do nosso torcedor com a Fonte Nova, a localização do estádio também contaram muito nesses dois anos de negociações com o consórcio. Espero ver no ano que vem o Bahia bicampeão baiano na Arena Fonte Nova.".

Empolgado, Marcelinho revelou que, se pudesse, o esquadrão já iniciaria 2013 na Arena. "O Bahia já está à disposição da Arena. Se pudesse, já poderíamos jogar hoje. Mas, é importante frisar também que o contrato não estipulou um número de jogos. Queremos mandar todas as nossas partidas na Fonte Nova, é a idéia do Bahia e do contrato. Porém, o contrato também não proíbe que o Bahia mande alguns dos seus jogos em outras praças, como Pituaçu.


Sobre o jogo de inauguração do estádio, que será palco da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014, o presidente da Arena Fonte Nova Negócios e Participações, Dênio Cidreira, garantiu que será um duelo com mando de campo tricolor. "Estamos em fase final de definição de como será a inauguração. Isso será decidido com o Bahia, que vai ser mandante, e o Governo. Em breve estaremos divulgando".

Porém, apesar da torcida dos apaixonados pelo futebol para que um BaVi iniciasse a história da Arena Fonte Nova, o representante do consórcio deu um banho de água fria no torcedor. "Não podemos garantir que a inauguração seja com um BaVi e hoje admito que essa não é a linha mais indicada, por uma série de fatores. Além de depender também das negociações com o Vitória".


Já sobre o que mais interessa para os baianos, quando a obra será entregue e a bola vai rolar, Cidreira afirmou que ficará mesmo para o mês de março. "Encerraremos o grosso das obras em 31 de dezembro. Depois, faremos apenas ajustes. Em 15 de janeiro será iniciada a colocação da grama, que será enraizada. Esperamos que esse processo seja encerrado em 31 de janeiro, quando o estádio estará em condições de uso. Mas, a inauguração, o que não impede que outros tipos de eventos sejam realizados antes, está mantida para 28 ou 29 de março. Foi decidido com o Governo do Estado, pois será um momento de impacto, o aniversário de Salvador.

Os valores e porcentagens de rendas e receitas do estádio que terão direito Bahia e Arena foram mantidos em sigilo pelas partes.

Além de Marcelinho e Dênio, participaram do evento o secretário do trabalho, emprego, renda e esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos, que representou o governador Jaques Wagner; a chefe de gabinete da Secopa, Lilian Pitanga, que representou o secretário Ney Campello; e o presidente do Conselho Deliberativo do Bahia, Ruy Accioly.

Fotos: Gilberto Júnior / Bocão News


ÚLTIMAS NOTÍCIAS