Por Redação Galáticos Online
Publicado em 21/02/2013, às 09h01
O Corinthians, atual campeão da Libertadores, pode ser excluído da competição edição 2013. Após a morte de um torcedor boliviano, que foi atingido por fogos de artificio que teria sido atirado por torcedores do clube, o Tribunal da Conmebol irá estudar o caso e se for punido o time paulista pode ser eliminado do torneio.
Segundo o artigo 11 do Novo Tribunal de Disciplinas da Conmebol, regulamento determina que uma equipe pode ser punida por comportamento inadequado de seus torcedores e descreve o uso de sinalizadores e fogos de artifício como um desses casos.
Após a morte do torcedor Kevin Douglas Beltran Espada, de apenas 14 anos, cerca de doze torcedores do Corinthians foram presos na Bolívia. O clube paulista lamentou o ocorrido. O treinador Tite e o diretor de Futebol, Edu Gaspar, chegaram a se emocionar ao falar do assunto.
O médico que atendeu o jovem de 14 anos, José Maria Vargas, do Hospital Obrero, explicou o que levou a morte do garoto atingido por fogos. “Ele havia perdido massa encefálica devido ao projétil, um tubo de plástico que penetrou até a cavidade craniana, então a morte foi imediata”, lamentou.
Dentro de campo o Corinthians empatou em 1 a 1 na estreia da Libertadores com o San José.