Reunião define esquema de segurança para o BaVi
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 03/05/2012, às 20h30
Nesta quinta-feira (3), pouco depois das 15h, foi realizada, no Auditório do Quartel do Comando Geral, uma reunião presidida por Carlos Henrique Ferreira Melo, Major da PM-BA e Comandante do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE) e assistida pelos principais envolvidos e interessados no jogoVitória x Bahia deste domingo (6).
Major Henrique Melo. Foto: Caloan Guajardo - FBF
A Federação Bahiana de Futebol foi representada neste evento pelo seu vice-presidente e assessor jurídico, Manfredo Lessa, e por Roberto Araújo, o secretário do Tribunal de Justiça Desportiva. Membros do Ministério Público também se fizeram presentes a fim de elucidar alguns tópicos concernentes às obrigações legais de cada órgão atuante na operação do clássico.
Manfredo Lessa, vice-presidente da FBF. Foto: Caloan Guajardo - FBF
O Major declarou estar ciente da magnitude do espetáculo e das emoções que orbitam um duelo que, sendo final ou não, sempre se mostrou um combustível reagente à menor das faíscas. Para ajudar a conter os mais exaltados, usará um contingente de 956 policiais.
Divisão das torcidas. Foto: Caloan Guajardo
Os chefes das principais torcidas organizadas de ambos os times ouviram todas as orientações para que este seja, de fato, um #BaVidaPaz. Para a BAMOR, contudo, as palavras tiveram ora tons de instrução (e lembrete), ora tons de advertência. Seu presidente, Jorge Santana, foi prudente em suas ponderações após a reunião:
“A gente sempre respeitou as ordens da PM, por isso mudamos a concentração para o Comércio, nas proximidades da nossa sede, a partir das 10h da manhã, quando então vamos sair com alguns ônibus de lá”, disse o mandatário, ressaltou ainda que não concordou com todas as reprimendas e medidas do Major Henrique Melo, porém,“Como a gente quer realmente fazer um Ba-Vi da Paz e evitar a fama de torcida baderneira, não quer levar a culpa de possíveis problemas que venham a acontecer, acataremos as decisões”.
Jorge Santana (esq.) em momento fraterno com Gabriel Oliveira, presidente da torcida rubro-negra Os Imbatíveis.
O Comandante do BEPE reiterou seu convite à Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (SESP) – cuja presença não foi percebida – para gerenciar um outro foco de problema que dificulta as ações da PM: os vendedores ambulantes nos arredores, os quais muitas vezes desobedecem os pedidos para não utilizarem garrafas e copos de vidro, além de espetinhos de churrasco e similares.
Além das diretrizes logísticas apresentadas aos torcedores e responsáveis pelo duelo dessa Final do Campeonato Baiano 2012, o que se ouviu na reunião foi um austero apelo ao bom senso dos espectadores, que devem evitar levar animais de quaisquer espécies, armas, projéteis, bombas e objetos sortidos que possam incitar à violência onde tudo deve se resolver e restringir ao campo.
*Fonte e Fotos: Federação Bahiana de Futebol
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"
Fluminense tem desfalques importantes na defesa para enfrentar o Vitória
Lutador de boxe, morre após dias internado por nocaute
Torcedor? Árbitro que protagonizou polêmica em 2023 volta a apitar duelo entre Bahia e Grêmio
Renato Kayzer não deve estrear contra o Cerro Largo pela Sulamericana