Estádio de Pituaçu está entre os melhores do Brasil

Estádio de Pituaçu está entre os melhores do Brasil

Imagem Estádio de Pituaçu está entre os melhores do Brasil

Por Secom

Publicado em 28/01/2016, às 17h14

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de propor melhoria dos estádios brasileiros nos quesitos de conforto, segurança, acessibilidade e condições sanitárias e de higiene, o Ministério do Esporte apresentou na manhã desta quinta-feira, 28, em São Paulo, o resultado de pesquisa até então inédita, feita pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace). O Estádio Roberto Santos, mais conhecido como Estádio de Pituaçu, foi classificado com quatro bolas, sendo atribuído pela pesquisa número máximo de até cinco bolas.

O critério adotado pelo Sisbrace corresponde às "estrelas" usadas nos hotéis, sendo que cada estádio vistoriado pode receber de 01 bola – atribuída aos estádios mais desconfortáveis –, a 05 bolas – para aqueles que apresentam melhores condições nos quesitos analisados. Nesta primeira edição, o Sisbrace vistoriou 155 estádios.

Pela pesquisa, todos os estádios que participaram da Copa do Mundo de 2014 - à exceção da Arena Pantanal, com quatro bolas – receberam 05 bolas: Maracanã, Arena Corinthians, Mineirão, Mané Garrincha, Arena Fonte Nova, Castelão, Beira-Rio, Arena Pernambuco, Arena da Baixada, Arena das Dunas e Arena da Amazônia.

Trabalho reconhecido – “É uma alegria enorme para nós do Governo do Estado, especialmente da Sudesb, ver o reconhecimento da qualidade e eficiência de Pituaçu. Desde a sua completa reforma, em 2009, o equipamento recebe da Sudesb todos os cuidados para preservar e valorizar o investimento público que ali foi feito. O êxito deste trabalho está aí demonstrado em mais esse resultado, lembrando que o gramado de Pituaçu já tinha sido eleito, no passado, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), jogadores e imprensa esportiva como o melhor do país”, destaca o diretor da Sudesb, Elias Dourado.

Há dois anos, o equipamento esportivo abriu as portas para o esporte de base e amador, sediando partidas da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa 2 de Julho, Copa Metropolitana, Copa Salvador Cup, dentre outras. “Pituaçu tornou-se conhecido como a “casa” do futebol amador e de base. Mais recentemente, passou, também, a ser a casa do futebol feminino baiano, sendo local de treino e de partidas das equipes femininas de São Francisco do Conde e Luzaca. Este é o papel de Pituaçu, fortalecer os clubes de médio porte, divisão de base, futebol feminino e amador, servindo, assim, aos desportistas baianos”, afirmou Elias Dourado.

Com a classificação atribuída, o estádio de Pituaçu foi igualado, em termos de conforto, ao estádio de Manaus, que sediou jogos da Copa do Mundo em 2014, e ao Morumbi, do Esporte Clube São Paulo. Ainda de acordo com a pesquisa, 51 estádios receberam três bolas, 59 com apenas duas bolas e 29 com uma bola.

Além de Pituaçu e Arena Fonte Nova, a pesquisa do Ministério do Esporte atribuiu aos estádios baianos Lomanto Júnior (Vitória da Conquista), 03 bolas; Manoel Barradas/ Barradão (Salvador), duas bolas; e Alberto Oliveira (Feira de Santana) e Luiz Viana Filho (Itabuna), uma bola cada.

Requalificação – Em janeiro de 2009, o Estádio de Pituaçu foi entregue à população baiana completamente requalificado. O investimento na obra, coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), foi de R$55 milhões. Além de toda a modernização feita no espaço, o equipamento teve sua capacidade de público duplicada de 16 mil para 32 mil espectadores.

Desde a sua reforma, Pituaçu já recebeu inúmeros jogos dos campeonatos Baiano e Brasileiro, e ainda o jogo da seleção Brasileira, no amistoso Brasil X Chile, em setembro/2009, pelas eliminatórias da Copa de 2010. Na Copa do Mundo de 2014, foi um dos estádios utilizados como centro oficial de treinamento, por seleções que jogaram em Salvador, e agora em 2016 já está oficializado como um dos campos de treinamento para algumas das 10 seleções masculina e feminina de futebol que disputarão, em Salvador, os jogos das Olimpíadas Rio 2016.

Em 2013, Pituaçu, foi campo local oficial de treinamento para as seleções do Brasil e da Nigéria na Copa das Confederações. Em 2014, antes da Copa do Mundo da Fifa, as seleções de Croácia e Austrália realizaram ali um amistoso.

Multiuso – O estádio de Pituaçu também tem se firmado como espaço multiuso, sediando eventos como o Holiday Folia, que em 2014 e 2015 teve atividades naquele espaço; cultos religiosos, valendo ainda registrar o show, em dezembro de 2009, do Rei Roberto Carlos.

Em 2015, o calendário de eventos contemplou, ainda, lançamento de livro, entretenimento e shows musicais, encontros de confraternização e outros tantos de cunho religioso. Em 2015, os 245 jogos de futebol e outros eventos ali realizados somaram um público de 163.922 pessoas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Victor Ferreira / EC Vitória

Reprodução

Reprodução/X

Reprodução/X

Divulgação



Reprodução

Reprodução/X

Reprodução/X

Ver mais Notícias