FBF e clubes fazem última reunião antes do início da segundona

FBF e clubes fazem última reunião antes do início da segundona

Imagem FBF e clubes fazem última reunião antes do início da segundona

Por FBF

Publicado em 07/06/2016, às 17h13

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Após a Reunião do Conselho Técnico, no dia 12 de maio, onde foram definidos os participantes e divulgada a tabela e regulamento da Série B do Baianão 2016, a Federação Bahiana de Futebol voltou a reunir os clubes que disputarão a competição. O encontro desta terça-feira (7) foi o último antes do início da disputa.

Na sede da entidade foram tratados os últimos detalhes do campeonato. O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, o vice, Ricardo Lima, a diretora técnica, Taíse Galvão, e o assessor jurídico, Manfredo Lessa voltaram a alertar os clubes sobre questões importantes para que nenhum problema afete o andamento da divisão de acesso.

O primeiro ponto a ser tratado pelos dirigentes foi o prazo para a inscrição de um número mínimo de atletas para a competição. Os clubes têm apenas até a próxima sexta-feira (10) para inscreverem pelo menos 18 jogadores. O restante dos atletas, que poderão chegar ao total de 35 pode ser inscrito até 10 de agosto.


Vale lembrar que, após sugestão do presidente do Atlântico, José Carlos Nascimento, e aprovado por unanimidade pelas agremiações, cada participante devem ter 29 dos 35 jogadores com idade máxima de 23 anos completados até dezembro. Para os outros seis não há limite de idade.

Na oportunidade, foi repassado, também, o cronograma de vistorias técnicas da FBF nos estádios já visando a temporada 2017. O coordenador de vistorias, Cel PM Jorge Inácio Diniz irá vistorias todas as praças. Apesar de já possuírem os laudos técnicos necessários para a Série B 2016, os estádios dos seis clubes participantes serão vistoriados, principalmente no que diz respeito ao sistema de iluminação.

Em seguida foi tratado na reunião o assunto mais importante, que se refere à Lei do Profut. A FBF alertou aos clubes a necessidade de todos apresentarem suas certidões negativas de débitos e estabeleceu o dia 30 de junho, dez dias antes da primeira rodada, como prazo limite.


Apesar de o prazo para adesão à Lei ter sido estendido pelo Governo Brasileiro até 31 de julho, a entidade máxima do futebol baiano que evitar qualquer tipo de problema que possa prejudicar o andamento da competição. Se um clube esperasse até 31 de julho para apresentar suas CNDs e não cumprisse a Lei, esse poderia ser excluído da Série B mesmo já tendo disputado jogos, o que geraria protestos e discussões sobre pontos conquistados ou perdidos por essa agremiação e por aquelas que já tiverem a enfrentado.

Por isso, quem não apresentar suas certidões até 30 de junho terá seu caso encaminhado para o Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA). O TJDF-BA analisará a situação e definirá sobre a exclusão deste participante antes mesmo da abertura do campeonato.

Por fim, os clubes foram mais uma vez lembrados da necessidade de enviarem seus balanços financeiros do exercício 2015 para serem publicados no site da entidade. A não publicação dos dados contábeis também pode acarretar em prejuízos para as agremiações.

Encerrado o encontro, a diretoria da FBF realizou a entrega do kit de materiais composto por bolas e coletes de treinamentos ofertados pela própria entidade e que serão utilizados por cada equipe durante a competição. Marcaram presença e retiraram seus materiais presidentes e representantes do Atlético de Alagoinhas, Catuense, Atlântico, Juazeiro e Ypiranga. Apenas o Teixeira de Freitas não foi representado na reunião.

A bola começa a rolar na Série B do Baianão 2016 no dia 10 de julho. Com todos os jogos iniciados às 16h, a rodada de abertura terá os confrontos entre Teixeira de Freitas x Atlético, Catuense x Ypiranga e Atlântico x Juazeiro. 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Victor Ferreira / EC Vitória

Reprodução

Reprodução/X

Reprodução/X

Divulgação



Reprodução

Ver mais Notícias