Campeão Baiano Feminino levará “Troféu Solange Santos Bastos”

Campeão Baiano Feminino levará “Troféu Solange Santos Bastos”

Imagem Campeão Baiano Feminino levará “Troféu Solange Santos Bastos”

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 13/01/2017, às 22h55

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Falar de futebol feminino na Bahia e no Brasil é falar de Solange Santos Bastos. A baiana de Feira de Santana foi uma das atletas que integrou a primeira Seleção Brasileira Feminina, entre o final da década de 80 e início da década de 90.

Sofreu, viveu uma época de poucos investimentos na categoria. Mas, ultrapassou todas as barreias e escreveu seu nome na história.

Ao lado de outras baianas, brilhou em competições importantes, como o Sul-Americano, Copa do Mundo e as Olimpíadas. A zagueira foi atleta olímpica e defendeu a Seleção nos Jogos de Atlanta, em 1996.

Mas, a história de Solange no futebol começou muito antes. Como todo baiano bom de bola, deu seus primeiros passos nos tradicionais "babas".

Já como atleta, seu primeiro clube foi o Flamengo de Feira, onde conheceu Edmilson Amorim, o Michelinho, fundador e presidente do clube e que se tornou seu amigo. Passou também por outras equipes do país, como o Santos.


Solange atuando como avaliadora da Caravana do Futebol Feminino 

Hoje, aos 47 anos, Solange voltou a trabalhar ao lado de Michelinho, no mesmo Flamengo. Ele ainda como presidente. Ela, agora, como técnica.

E contribuição de Solange ao esporte não para. Além de treinadora, onde passa sua experiência e tudo que viveu a jovens que estão apenas começando no esporte, a ex-zagueira é uma descobridora de talentos.

Solange integra a equipe de avaliadores técnicos, ao lado do próprio Michelinho e do técnico do São Francisco, Mário Augusto Filgueiras, da Caravana do Futebol Feminino da Federação Bahiana de Futebol. Projeto pioneiro no país, a Caravana viaja por cidades baianas e realiza avaliações técnicas com garotas que sonham em se tornar atletas de futebol. As aprovadas recebem as primeiras chances no esporte ao serem sorteadas para defender os clubes que disputam o Baianão Feminino.

O amor ao futebol é o combustível de Solange para continuar superando as dificuldades e se dedicando à modalidade. Mas, o reconhecimento também é um incentivo para quem luta, há tanto tempo, pelo fortalecimento da categoria no Brasil.

Por isso, a Federação Bahiana de Futebol resolveu homenagear essa guerreira baiana da bola. A entidade escolheu Solange para dar nome ao troféu de Campeão Baiano Feminino 2016/2017.

A "Taça Solange Santos Bastos" será entregue a Vitória ou Juventude, finalistas inéditos do estadual, no próximo domingo (15), no Barradão. No jogo de ida, o Rubro-Negro saiu na frente e goleou o adversário fora de casa por 6 a 0.

O confronto final, que contará também com a presença da técnica da Seleção Brasileira, Emily Lima, e com transmissão ao vivo e em sinal digital para todo o estado, pela TVE, será iniciado às 10h.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Victor Ferreira / EC Vitória

Reprodução

Reprodução/X

Reprodução/X

Divulgação



Reprodução

Ver mais Notícias