Acabou a espera! Em busca do hexacampeonato, Brasil estreia na Copa do Mundo diante da Suiça
Por Redação Galáticos Online (Twitter - @galaticosonline)
Publicado em 17/06/2018, às 08h01Acabou a espera: o Brasil estreia neste domingo na Copa do Mundo de 2018 contra a Suíça, às 15h (de Brasília). Os números da Seleção Brasileira sob o comando de Tite estão bem distantes daqueles imaginados para um time que foi humilhado em sua última Copa do Mundo. Entre Eliminatórias e amistosos, o sucessor de Luiz Felipe Scolari e Dunga acumulou 17 vitórias, três empates e apenas uma derrota à frente do Brasil, com 47 gols marcados e só cinco sofridos. Também adquiriu experiência suficiente para saber que esse desempenho pouco valerá se não mostrar força no principal torneio do planeta.
“Por mais que sejam apenas números, os números apontam que o coletivo do Brasil é muito forte, muito bom. Quando o professor substitui, o nível continua o mesmo ou até é elevado. Temos um grande conjunto”, confiou o centroavante Gabriel Jesus, autor de um gol na mais recente vitória brasileira, por 3 a 0 sobre a Áustria. Ele chegou a 10 anotados com Tite, confirmou-se como o artilheiro da equipe nacional (seguido por Neymar, com 9) e afastou a ameaça de perder a titularidade para Roberto Firmino.
O Brasil não tropeça em estreias desde a Copa de 1978, quando empatou com a Suécia por 1 a 1. A última derrota faz ainda mais tempo: 82 anos. Foi na primeira partida da Copa de 34, revés por 3 a 1 diante da Espanha. Ao todo, a Seleção acumula 16 vitórias, dois empates e duas derrotas.
As experiências recentes, no entanto, não fazem os brasileiros esperarem facilidades. Ainda mais em uma estreia de Copa do Mundo, geralmente marcada por bastante tensão. “O torcedor pode imaginar que não é um grande clássico, mas sabemos que será muito difícil. Já joguei contra a Suíça. Eles atuam com linhas baixas, com forte marcação. Precisaremos ter paciência”, receitou o volante Paulinho, homem de confiança de Tite.
FICHA TÉCNICA
BRASIL X SUÍÇA
Local: Arena Rostov, em Rostov do Don (Rússia)
Data: 17 de junho de 2018, domingo
Horário: 15 horas (de Brasília)
Árbitro: César Ramos (México)
Assistentes: Marvin Torrentera e Miguel Hernández (ambos do México)
BRASIL: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Willian, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus
Técnico: Tite
SUÍÇA: Sommer; Lichtsteiner, Schar, Djourou e Moubandj (Ricardo Rodríguez); Xhaka, Behrami e Dzemaili; Zuber, Gavranovic e Shaqiri
Técnico: Vladimir Petkovic
Carpini exalta ponto conquistado fora de casa contra o Fluminense
Vitória arranca empate com o Fluminense no Maracanã e mantém-se fora da zona de rebaixamento
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira
Craque Neto detona Neymar após atacante se lesionar e chorar em campo
Vitória detalha dívidas após déficit milionário nas contas do clube: "Compromisso com a transparência"
Após confusão, Vitória por meio do conselho aprova prestação de contas com passivo milionário