Em jogo suado, Brasil faz dois gols nos acréscimos e conquista primeiro triunfo na Copa da Rússia
Por Redação Galáticos Online (Twitter - @galaticosonline)
Publicado em 22/06/2018, às 10h56Foi com emoção. Após um jogo tenso, marcado por um primeiro tempo morno e um segundo tempo de muita pressão, o Brasil conseguiu vencer a primeira partida na Copa do Mundo da Rússia. Em partida marcada por muita catimba costa-riquenha e certo nervosismo de alguns brasileiros, a amarelinha venceu pelo placar de 2 a 0, com gols marcados por Coutinho e Neymar nos acréscimos da partida.
Com esse resultado o Brasil agora assume a liderança do Grupo E do Mundial, com quatro pontos somados. Contudo, Sérvia e Suíça se enfrentam às 15h desta sexta na partida que vai fechar a segunda rodada do Grupo.
1º TEMPO
A partida começou com muito estudo dos dois lados, mas com pouca efetividade ou chances claras de gol. A primeira jogada de perigo foi dos costa-riquenhos, após boa jogada pela direita, nas costas de Marcelo, Celso Borges recebe o cruzamento e finaliza de primeira, mas a bola passa ao lado do gol.
Apenas a partir dos 25 minutos foi que os brasileiros passaram a ter maior volume de jogo, na maioria das vezes, pela esquerda com boas triangulações com Marcelo, Coutinho e Neymar. Contudo, as finalizações do Brasil seguiam não tendo muita precisão e não levavam tanto perigo ao goleiro Keylor Navas.
2º TEMPO
Precisando vencer, o Brasil voltou para a segunda etapa com outra postura. Com a entrada de Douglas Costa no lugar de Willian, a seleção canarinho chegou pressionando o adversário desde o início, mas esbarrava muitas vezes em finalizações equivocadas ou em boas defesas do goleiro Keylor Navas.
Aos 32 minutos, após um grande contra-ataque, Neymar entrou na grande área, deu um drible, foi parado pelo adversário e se jogou de forma acintosa no chão. O árbitro deu pênalti, mas após verificação no recurso de vídeo, voltou atrás e anulou o lance. Após isso houve um claro momento de descontrole emocional na seleção canarinho.
Após o lance do pênalti o Brasil pareceu descontrolado psicologicamente e passou a cair na provocação e na catimba dos atletas da Costa Rica, isso rendendo cartões amarelos a Neymar e Coutinho. Porém, mal sabiam os costa-riquenhos que esses dois cartões iriam custar caro. Diante de tanto anti-jogo, o árbitro deu seis minutos de acréscimos e no primeiro deles, o Brasil abriu o placar.
Na base da pressão na reta final, Marcelo cruzou, Firmino ajeitou de cabeça para Jesus que errou o domínio, mas ela sobrou para Coutinho que, de bico, mandou a bola para o fundo da rede por baixo das pernas de Navas.
Após o gol, os brasileiros passaram controlar a bola e fazer o tempo passar, ate que aos 51 minutos, a defesa da Costa Rica saiu jogando errado, Casemiro puxou um contra-ataque e rolou para Douglas Costa, ele avançou pela direita e cruzou para Neymar, na pequena área, apenas tocar para o fundo das redes e dar números finais à partida.
FICHA TÉCNICA
Brasil 2 x 0 Costa Rica - Copa do Mundo – 2ª rodada (Grupo E)
Local: Arena de São Petersburgo (Rússia)
Data: sexta-feira, 22 de junho de 2018
Horário: 9h (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda)
Cartões Amarelos: Neymar e Coutinho (Brasil) / Acosta (Costa Rica)
Gols: Coutinho e Neymar (Brasil)
Escalação do Brasil:
Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho (Firmino), Philippe Coutinho, Willian (Douglas Costa) e Neymar; Gabriel Jesus (Fernandinho).
Técnico: Tite
Escalação da Costa Rica:
Navas; Gamboa (Calvo), Acosta, Giancarlo González, Óscar Duarte e Oviedo; Guzmán (Tejeda), Celso Borges, Venegas, Bryan Ruíz; Ureña (Bolaños).
Técnico: Oscar Ramírez
Carpini exalta ponto conquistado fora de casa contra o Fluminense
Vitória arranca empate com o Fluminense no Maracanã e mantém-se fora da zona de rebaixamento
Bahia encerra preparação para enfrentar o Ceará com treino tático no CT Evaristo de Macedo
Estádio histórico de futebol se despede com sua “última Dança”; descubra qual é
Com DM esvaziado, Carpini roda elenco e promove mudanças na relação para duelo contra o Fluminense
Torcedor? Árbitro que protagonizou polêmica em 2023 volta a apitar duelo entre Bahia e Grêmio