Representantes da FIFA vistoriam a Arena Fonte Nova
Por Yuri Barreto
Publicado em 12/09/2012, às 12h41
Representantes da FIFA e do Comitê Organizacional Local da Copa do Mundo, no Brasil, estiveram nas obras da Arena Fonte Nova na manhã desta quarta-feira (12). O objetivo da visita foi vistoriar o sistema operacional do estádio, com vistas à Copa das Confederações 2013.
O diretor do escritório da entidade internacional no país, Fulvio Danilas, explicou que a fiscalização do andamento das obras não faz parte da programação. "Estamos aqui apenas para integrar as equipes. Cerca de 15 representantes de áreas operacionais da Copa vieram de diversos países para fazer a integração com a equipe da Arena Fonte Nova. Eles vão conhecer o planejamento operacional do estádio para as diversas área, como segurança e a de mídia, por exemplo. Precisamos saber como os profissionais de imprensa serão recebidos aqui", disse.
Já o diretor executivo de operações do COL, Ricardo Prade, pontuou que a vistoria é importante para que o estádio possa receber torcedores e profissionais de forma adequada. "Nosso intuito é prestar o melhor serviço possível, por isso essa visita".
Prade ainda reafirmou que o ofício encaminhado pelo COL cobrando o funcionamento do metrô da Capital baiana, já na Copa das Confederações, não foi uma ameaça e faz parte deste planejamento. "Essa cobrança faz parte do planejamento operacional. Fizemos uma consulta aos coordenadores do evento apenas", completou.
Também presente à vistoria, o secretário extraordinário da Copa 2014 na Bahia, Ney Campello, garantiu que o metrô estará em funcionamento na competição que antecederá o Mundial. "Enviamos um documento à FIFA dando garantias de que a Linha 1 do Metrô, que liga a Rótula do Abacaxi à Arena Fonte Nova, estará em operação assistida na Copa das Confederações, afirmou.
O titular da Secopa se mostrou otimista quanto ao resultado da vistoria. "A expectativa do Governo do Estado é que se confirme o bom andamento de toda a obra e que Salvador seja garantida, em outubro, como uma das seis sedes da Copa das Confederações".
Após o pronunciamento, a comitiva iniciou a série de encontros internos com os departamentos responsáveis pelo planejamento operacional da Arena. As reuniões ocorrerão nas áreas de competições, protocolo, marketing, segurança, entre outros.
Também compareceram à visita o coordenador da Copa em Salvador, Leonel Leal; o secretário do Trabalho Emprego, Renda e Esporte do Estado, Nilton Vasconcelos, e representantes do Consórcio Fonte Nova Negócios e Participações.
Fotos: Carol Garcia / SECOM
Carpini exalta ponto conquistado fora de casa contra o Fluminense
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira
Vitória arranca empate com o Fluminense no Maracanã e mantém-se fora da zona de rebaixamento
Craque Neto detona Neymar após atacante se lesionar e chorar em campo
Após confusão, Vitória por meio do conselho aprova prestação de contas com passivo milionário
Vitória detalha dívidas após déficit milionário nas contas do clube: "Compromisso com a transparência"