Fifa estuda liberar contato entre técnicos e observadores via ponto eletrônico na Copa
Por Redação Galáticos
Publicado em 28/02/2018, às 14h39A Fifa analisa a possibilidade de permitir a comunicação entre treinadores e observadores técnicos durante os jogos da Copa do Mundo da Rússia. O tema foi abordado em um dos painéis de debate do congresso técnico que está sendo realizado em Sochi, cidade que fica na região sul do país e será uma das 11 sedes do Mundial. Integrantes das 32 seleções que disputarão a competição participam do evento.
O coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar, que representa a seleção brasileira no workshop, disse que a ideia agrada e que foi discutida com otimismo.
"Surgiu a novidade do acompanhamento via vídeo. Vamos poder conversar com os observadores que acompanham o jogo de cima. Eles vão ter a comunicação com o banco de reservas. Os analistas que gravam o jogo ficarão com um tablet e um ponto eletrônico será usado. Isso é muito legal. Ainda teremos mais detalhes sobre como essa ferramenta vai funcionar", revelou Edu.
Segundo a Fifa, no entanto, o sistema ainda depende de aprovação da Ifab (International Football Association Board). Uma decisão sobre o caso será conhecida no próximo sábado, data da próxima reunião da International Board, em Zurique, na Suíça. A reunião terá a participação do presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Esse encontro também vai debater o uso do árbitro assistente de vídeio (VAR, na sigla em inglês) na Copa do Mundo. Tudo indica que o Mundial da Rússia terá pela primeira vez o uso da tecnologia para auxiliar a arbitragem.
Foto: Divulgação/CBF
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Torcedor? Árbitro que protagonizou polêmica em 2023 volta a apitar duelo entre Bahia e Grêmio
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"
Fluminense tem desfalques importantes na defesa para enfrentar o Vitória
Lutador de boxe, morre após dias internado por nocaute
Renato Kayzer não deve estrear contra o Cerro Largo pela Sulamericana