Por Márcio Martins
Publicado em 05/01/2010, às 20h46A direção do Bahia ainda tenta uma última cartada para contratar o substituto do atacante Jael, que preferiu o futebol sueco. Trata-se de uma aposta alta no atacante Schwenck, que atuou em grandes clubes do futebol brasileiro. Houve um início de negociação, mas sem acordo até agora. O clube faz uma contra-proposta nesta quarta-feira (06/01) ao empresário do atleta, que atuou no Figueirense em 2009.
Cléber Schwenck Tiene, o Schwenck, nasceu no Rio de Janeiro em 8 de fevereiro de 1979 foi revelado pelo Nova Iguaçu Futebol Clube, Schwenck permaneceu no clube laranja de 1993 a 1998. Passou nos anos seguintes por CRB, Juventus-SP, CFZ de Brasília e Al-Riyadh. Em 2004, o jogador chegou ao Cruzeiro, mas logo foi negociado ao Botafogo.
No alvinegro carioca, Schwenck foi do inferno ao céu. O atacante ficou famoso por ter perdido gols inacreditáveis e muitos pênaltis, além de ter demorado 20 rodadas para fazer seu primeiro gol pelo clube. Justamente quando desencantou, Schwenck fez um gol de bicicleta contra o Guarani. Porém o atacante escreveria seu nome na história do clube positivamente no último jogo do Campeonato Brasileiro de 2004. Precisando de uma combinação de resultados para escapar do rebaixamento para a Série B, o alvinegro perdia para o Atlético Paranaense por 1 a 0, até quando Schwenck recebeu um passe de Ricardinho e marcou o gol do empate que deixou o clube na Série A.
Ao início de 2005, ele foi atuar pelo Vengalta Sendai e, no ano seguinte, acertou sua volta ao Brasil indo jogar por outro alvinegro: o Figueirense. Formando um trio ofensivo ao lado de Cícero e Soares, Schwenck ajudou o clube a vencer o Campeonato Catarinense de 2006 e a fazer uma boa campanha no Brasileirão daquele ano. Chegou a receber o apelido de Schwenckchenko, em comparação ao atacante ucraniano Andriy Shevchenko.
Valorizado, o atacante foi transferido ao Beitar Jerusalém de Israel em 2007.[3] No meio daquele ano, foi para o Pohang Steelers.
Entre o final de 2007 e o começo de 2008 o atacante é contratado pelo Goiás, Schwenck jogava nessa altura no Pohang Steelers, da Coreia do Sul. Após não ser aproveitado, o jogador é emprestado ao Juventude. Após uma campanha razoável no Juventude o jogador retornou ao clube em que tanto foi agraciado pela torcida: o Figueirense.
Títulos
CFZ de Brasília
Campeonato Brasiliense: 2002
Cruzeiro
Campeonato Mineiro: 2004
Figueirense
Campeonato Catarinense: 2006
Pohang Steelers
Campeonato Sul-Coreano: 2007
Autor do gol de empate do Vitória, Carlinhos fala sobre cobranças e abre o jogo sobre possível saída
Bahia marca nos minutos finais e vence o Palmeiras fora de casa
Torcedores do Vitória provocam Wagner Leonardo em retorno ao Barradão
Com gol de Carlinhos, Vitória empata com Grêmio pela 6ª rodada do Brasileirão
Fernando Diniz é o favorito para assumir clube da Série A; saiba qual
Grupo City cobre prejuízo de 2 anos e investe quase R$ 700 milhões no Bahia