Por Márcio Martins
Publicado em 06/01/2010, às 18h04O Bahia acaba de acertar as bases contratuais do atacante Rodrigo Gral, de 32 anos. Ele vem para substituir Jael, que preferiu o futebol sueco. A direção tricolor chegou a cogitar a vinda de Schwenk, mas não houve acerto salarial. O presidente Marcelo Guimarães Filho ainda não autorizou a divulgação da notícia porque não houve a assinatura do contrato.
O atacante Rodrigo Gral, nasceu em Chapecó-SC, em 21 de fevereiro de 1977. Começou a carreira no Grêmio. Estreou no ano de 1995. Até 1997, era pouco utilizado no clube. Em 1998, foi jogar no Juventude, onde se sagrou campeão da Copa do Brasil. No ano de 1999, retornou ao Grêmio, saindo no final do ano seguinte para jogar no Flamengo, onde ficou até maio de 2001. Após sua passagem pelo clube carioca, retornou mais uma vez ao Grêmio. No Brasil, ainda jogou pelo Sport Recife, em 2001, indo para o futebol japonês no ano seguinte.
Em 2002, começou a jogar no Japão, onde fez carreira. Lá, jogou pelo Jubilo Iwata, Yokohama Marinos e Omiya Ardija. Em 2007, foi jogar no futebol do Catar, atuando pelo Al-Khor Sports Club. Recentemente esteve atuando pelo Al-Sadd, do Catar.
Considerado uma grande promessa pelo Gremio, Gral acabou não vingando e, em 1998, foi emprestado ao Juventude.
No time de Caxias do Sul, ele ganhou certo destaque formando dupla com Sandro Sotili. Naquele mesmo ano, Gral entrou apara a história do Ju por fazer parte do time que conquistou o título da Copa do Brasil sobre o Botafogo.
Em alta, ele retornou ao Grêmio ano seguinte e chegou a fazer dupla com o então garoto Ronaldinho, que mais tarde acrescentaria o apelido Gaúcho para diferenciar-se do homônimo Fenômeno.
Os anos de 1998 e 99 foram certamente os melhores na carreira do jogador, já que ele também fez parte da Seleção Brasileira Sub20, que disputou o Mundial da categoria em 99, na Nigéria, conquistado pela Espanha.
O Brasil foi eliminado pelo Uruguaia, logo nas quartas-de-final, mas aquele time contava com alguns grandes nomes. O principal, lógico, era Ronaldinho Gaúcho.
Mas a equipe também tinha o goleiro Júlio César (Inter de Milão), o zagueiro Juan (Roma), o lateral Fábio Aurélio (Liverpool), o atacante Fernando Baiano (ex-Corinthians), o meia Edu (ex-São Paulo e hoje no Inter), o goleiro Fábio (Cruzeiro) e o meia Mancini (Inter de Milão).
Após o Grêmio, Rodrigo Gral atuou também por Flamengo, Sport, Jubilo Iwata-JAP, Yokohama Marinos-JAP, Omiya Ardija-JAP e Al Khor-QAT.
Autor do gol de empate do Vitória, Carlinhos fala sobre cobranças e abre o jogo sobre possível saída
Bahia marca nos minutos finais e vence o Palmeiras fora de casa
Torcedores do Vitória provocam Wagner Leonardo em retorno ao Barradão
Com gol de Carlinhos, Vitória empata com Grêmio pela 6ª rodada do Brasileirão
Fernando Diniz é o favorito para assumir clube da Série A; saiba qual
Grupo City cobre prejuízo de 2 anos e investe quase R$ 700 milhões no Bahia