Árbitro FIFA faz palestra para Divisão de Base de Árbitros
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 07/08/2012, às 22h16
A Divisão de Base de Árbitros de Futebol (DBAF) recebeu, na última semana, a visita dos árbitros FIFA Marcelo de Lima Henrique e Lilian da Silva. Em uma palestra na sede do projeto, no Colégio Parque, os profissionais falaram sobre suas experiências no ramo da arbitragem.
Atentos aos ensinamentos, as crianças e adolescentes da DBAF absorveram o conteúdo como se fosse uma oportunidade única na vida de cada um. Aspectos tático-técnico, social, físico e psicológico da arbitragem foram os assuntos mais discutidos pelos participantes.
Porém, como um conselheiro, o carioca Marcelo de Lima afirmou aos jovens que a base do sucesso é a força de vontade. "Eu sei por que cheguei à FIFA. Eu tinha a motivação certa. Eu sabia o que eu queria", disse o juiz.
Já a assistente Lilian incentivou as alunas do curso e revelou que as mulheres passam por dificuldades na carreira. "Se para os homens já é complicado, imagine para nós mulheres? Os homens acham que o espaço é deles por natureza", destacou.
Mas, a auxiliar carioca acredita que um projeto como a DBAF pode mudar essa história. "A arbitragem nunca teve isso. Com certeza vamos ver esse resultado lá na frente".
Acompanhando os colegas, o assistente do quadro da CBF, Eduardo Souza Couto, destacou a importância da preparação de cada um desses futuros árbitros. "Se quiser chegar a algum lugar não deixem de estudar. Não deixem de estudar nunca", ratificou.
Após a palestra, o trio de árbitros realizou mais uma doação ao projeto coordenado pelo baiano Rildo Góis. Uniformes, cartões amarelos e vermelhos, apitos, meiões, spray, munhequeira e agasalhos foram entregues ao idealizador do curso.
Com os olhos marejados, o jovem Luanderson Lima, de 17 anos, aluno da DBAF e já incluído no quadro de árbitros da Federação Bahiana de Futebol (FBF), revelou a emoção de ter participado da palestra. "Foi como apitar numa final de copa de mundo. Estou emocionado e não tenho palavras para resumir o momento".
DBAF - A Divisão de Base de Árbitros de Futebol (DBAF) foi criada por Rildo Góis há 12 anos e tem como objetivo trabalhar com a inclusão social por meio do esporte. O projeto, que tem o apoio da FBF, também visa à formação de profissionais de qualidade para a arbitragem brasileira.
Fonte: FBF
Fotos: Divulgação/BAF
Carpini exalta ponto conquistado fora de casa contra o Fluminense
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira
Vitória arranca empate com o Fluminense no Maracanã e mantém-se fora da zona de rebaixamento
Craque Neto detona Neymar após atacante se lesionar e chorar em campo
Após confusão, Vitória por meio do conselho aprova prestação de contas com passivo milionário
Vitória detalha dívidas após déficit milionário nas contas do clube: "Compromisso com a transparência"