Presidente da FBF esclarece polêmica da Copa São Paulo
Por Yuri Barreto
Publicado em 17/10/2012, às 18h40Após a indignação do presidente do Bahia de Feira, Tiago Souza, com a não escolha do clube para ser o terceiro representante da Bahia na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Federação Bahiana de Futebol se pronunciou sobre o assunto. O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, concedeu entrevista exclusiva ao Galáticos Online e esclareceu a indicação da Associação Atlética São Francisco.
“Primeiramente, o torcedor precisa saber que não existe critérios para participação na Copa São Paulo. É uma competição promovida pela Federação Paulista de Futebol (FPF), que opta em convidar os clubes por escolha dos seus interesses. Em diversas edições, apenas Bahia e Vitória foram regularmente convidados. Dado a excelente relação que temos com o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, anualmente sempre solicitamos uma terceira vaga para a Bahia e até aqui somos atendidos, sem ter a certeza que continuaremos. Daí, o motivo de não colocarmos em regulamento. Se tivéssemos certeza de que todo ano teríamos a terceira vaga, colocaria no regulamento. A vaga é destinada para que a Federação indique o filiado que lhe convier. Entretanto, para não deixar de estabelecer um critério, sempre destinamos ao clube melhor colocado no Baianão Sub-20 excluindo-se a dupla BaVi”.
Em seguida, o mandatário justificou a escolha do São Francisco. "Antes de mais nada, precisamos deixar claro que quem vai disputar a Copa São Paulo é a Associação Atlética São Francisco e não a Seleção de São Francisco do Conde como foi dito pelo Bahia de Feira. A Associação Atlética São Francisco é um clube filiado à FBF, integrante da 2ª Divisão Profissional, que regularmente disputa as competições de base da FBF, não disputando nos últimos anos a categoria profissional. Só para relembrar, o ex-jogador Casagrande, hoje comentarista esportivo, já jogou no Associação Atlética São Francisco no Baianão profissional da 1ª Divisão em 1996. Já a Seleção de São Francisco do Conde é uma equipe amadora, filiada à Liga Sanfranciscana de Desportos do município de São Francisco do Conde. Um não tem nada a ver com o outro".
"Utilizamos o bom-senso na escolha pelo clube São Francisco, nós tínhamos um prazo a cumprir. Nós precisamos lembrar o episódio da disputa pelo 3º lugar do Sub-20. No jogo de ida, o Fluminense venceu o Bahia de Feira, que jogava por dois resultados iguais, por 1 a 0. No jogo de volta, aos 45 minutos do segundo tempo, quando o placar estava em 0 a 0, foi marcado um pênalti para o Bahia de Feira e houve invasão do campo. O árbitro encerrou o jogo, relatou o ocorrido na súmula e nós a encaminhamos para o TJD-BA. A 2ª comissão do TJD manteve em primeira instancia o resultado de 1 a 0 para o Fluminense no dia 4 de unho de 2012. O Bahia de Feira recorreu e em segunda instancia, julgado pelo Pleno do TJD em 14 de agosto, este retirou três pontos do Fluminense. Em seguida, o Fluminense também recorreu e o processo foi encaminhado para o STJD, que inclusive abriu prazo, no dia 2 de outubro de 2012, para o Bahia de Feira, querendo, contra-arrazoar o recurso. Após as alegações do Bahia de Feira, que deve já ter sido feitas, pois o mesmo tinha um prazo de três dias, é que a procuradoria do STJD colocará em pauta para julgamento. Por isso não temos a definição ainda do terceiro colocado. E, diante disso tudo, o prazo para confirmação do terceiro representante da Bahia na Copa São Paulo seria encerrado em 16 de setembro. Novamente entrei em contato com o presidente Marco Polo Del Nero e consegui que esse prazo fosse estendido até 11 de outubro, aguardando o julgamento no STJD. Como, infelizmente o processo ainda não foi julgado, a FBF não poderia perder esta terceira vaga para o nosso estado, em decorrência da FPF não aguardar mais. E por que a Associação Atlética São Francisco? Em virtude do mesmo clube ter disputado a Copa São Paulo neste ano de 2012, já possuía o cadastramento dos seus atletas. Se fossemos convidar a partir do quinto colocado do campeonato de juniores, esses clubes não teriam um novo prazo para o cadastramento dos seus atletas. Era o São Francisco, ou a Bahia ficaria com apenas dois representantes", completou.
Para concluir, Rodrigues garantiu que a FBF e o Bahia de Feira sempre trataram sobre o assunto, sabendo que a entidade não poderia fazer nada sem um desfecho urgente do processo. "Respeitamos o posicionamento do Bahia de Feira, pois temos nossos filiados como parceiros, mas agimos com a justiça. Pois, caso déssemos a vaga ao Bahia de Feira e o Fluminense fosse vencedor no STJD, como ficaria a posição da FBF em ter dado a vaga a um clube que não foi o terceiro colocado? Concluindo e dando o assunto como encerrado, a terceira vaga é uma concessão da Federação Paulista de Futebol, organizadora da Copa São Paulo, e que não temos a certeza que todo ano ela disponibilizará”, encerrou.
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"
Fluminense tem desfalques importantes na defesa para enfrentar o Vitória
Torcedor? Árbitro que protagonizou polêmica em 2023 volta a apitar duelo entre Bahia e Grêmio
Renato Kayzer não deve estrear contra o Cerro Largo pela Sulamericana
Lutador de boxe, morre após dias internado por nocaute