FBF diploma primeira turma da Escola Baiana de Árbitros de Futebol

FBF diploma primeira turma da Escola Baiana de Árbitros de Futebol

Imagem FBF diploma primeira turma da Escola Baiana de Árbitros de Futebol

Por FBF

Publicado em 30/01/2015, às 22h14

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Em uma solenidade no Sheraton Hotel da Bahia, em Salvador, nesta quinta-feira (29), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) entregou os diplomas aos 44 árbitros formados na primeira turma do curso de arbitragem da Escola Baiana de Árbitros de Futebol. O projeto é uma parceira entre a entidade, a Fundação Bahiana de Engenharia (FBE) e o Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol (Sinbaf).

O evento solene foi marcado por muita emoção dos formandos e dos responsáveis pelo curso. Ambos conviveram durante nove meses até o momento da celebração: a formatura.

Jovens com grande futuro pela frente e até árbitros já pertencentes ao quadro da FBF, mas que submeteram às aulas para uma qualificação e reciclagem compuseram a turma.

Antes da entrega dos diplomas, os principais responsáveis pelo "nascimento" e execução do projeto, que virou referência para o Brasil comemoraram o resultado da luta árdua para a criação do mesmo.


O presidente da entidade máxima do futebol baiano, Ednaldo Rodrigues foi o primeiro a proferir suas palavras. O dirigente parabenizou os novos árbitros.

"parabenizo todos vocês. Esse momento marca o início de um trabalho que a gente espera que possa ser sacramentado pela Comissão Estadual de Árbitros de Futebol no que diz respeito à qualificação de cada um de vocês árbitros. É importante agradecermos também à imprensa, que divulgou amplamente o curso, aos parceiros FBE e Sinbaf e também aos familiares, que deram todo o apoio para que vocês concluíssem o curso", disse.

Em seguida, foi a vez de Ivan de Almeida, presidente da FBE, onde foi realizada toda a parte teórica do curso saldar os novos árbitros baianos. "É uma honra participar desse evento importante para a vida cultural e esportiva da Bahia. Digo a vocês que não parem de estudar o que vocês escolheram como profissão. Parabenizo também Ednaldo Rodrigues pelo trabalho e que ele continue essa meta de formar e qualificar novos árbitros de futebol".


Por sua vez, o coordenador do curso, Sinval Vieira destacou a importância dos árbitros formados para o sucesso do futebol baiano. "Dignifiquem a arbitragem da Bahia. Contribuam com a evolução do futebol baiano. O futebol da Bahia precisa dos clubes e dirigentes para crescer, mas também precisa de vocês árbitros. Ajudem a Federação nessa luta. Se qualifiquem, busquem sempre a melhora física, técnica e disciplinar".

Já o presidente do Sinbaf, o árbitro Arilson Bispo da Anunciação recepcionou os novos colegas com palavras de apoio. "Conseguimos concluir esse projeto importantíssimo. Parabenizo a todos, desejo que tenham sucesso na profissão. Tenham sempre responsabilidade e compromisso com o futebol baiano e brasileiro. Estudem muito. Boa sorte e sucesso para todos".

Após as explanações, a coordenadora do Departamento de Arbitragem da FBF, Ana Paula Laranjeira chamou os 44 árbitros, um a um, para receberem seus diplomas.


Ao fim da solenidade, os novos profissionais do apito, devidamente diplomados ouviram do vice-presidente da Ceaf-BA e responsável pelo acompanhamento e avaliação dos mesmos, Belmiro da Silva, que o curso foi apenas o início de uma grande jornada de trabalho que todos terão de agora em diante.

"Aos novos árbitros que se formaram, tenho a dizer que é apenas o começo. Esse diploma significa o início de um trabalho duro que vocês terão pela frente. Agora, todos vão passar por testes físicos e avaliações teóricas para ingressas no quadro da FBF. Estudem e busquem evoluir para que tudo isso valha a pena", concluiu.

Também marcaram presença no evento e compuseram a mesa diretora o vice-presidente eleito da FBF, Ricardo Nonato; o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim e os membros da Comissão, Kleber Moradillo, Paulo Celso Bandeira e Tânia Regina. 

Fotos: Carlos Santana // FBF


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Victor Ferreira / EC Vitória

Reprodução

Reprodução/X

Reprodução/X

Divulgação



Reprodução

Ver mais Notícias