Presidente da FBF compõe Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro

Presidente da FBF compõe Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro

Imagem Presidente da FBF compõe Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro

Por FBF

Publicado em 21/02/2016, às 16h16

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

O Brasil é, oficialmente, o primeiro país da América do Sul a possuir um Comitê de Reformas do Futebol. Em uma iniciativa pioneira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) instaurou o comitê na tarde desta quinta-feira (18).

Mais uma vez, o futebol baiano exerceu seu protagonismo no cenário nacional e não ficou de fora da novidade que promete modernizar o esporte mais praticado no país. O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues será um dos membros do comitê.

O dirigente foi convidado pela CBF para compor o grupo, ao lado de outras 16 pessoas, que representam diversos setores ligados ao mundo do futebol. Além do baiano, fazem parte do Comitê o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Caio Rocha; os presidentes do Botafogo e do São Paulo, Carlos Eduardo Pereira e Carlos Augusto Barros e Silva; os presidentes das Federações de Futebol do Tocantins e Minas Gerais, Leomar Quintanilha e Castellar Neto; o técnico Carlos Alberto Parreira; o diretor executivo de gestão da CBF, Rogério Caboclo; ex-árbitra assistente e secretária da Enaf, Ana Paula de Oliveira; a jogadora Formiga; os ex-jogadores Ricardo Rocha, Edmílson, e Carlos Alberto Torres; o especialista em direito desportivo e consultor da CBF, Álvaro Melo; o diretor jurídico do Corinthians, Luiz Felipe Santoro; e o advogado André Ramos Tavares.

O grupo, que tem como presidente o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, e o ex-jogador Edmilson como vice, é inspirado no formato adotado pela FIFA para revisão de seus processos e busca soluções para a gestão do futebol nacional. Entre os temas que estarão sob cuidados do comitê estão a reforma do Estatuto da CBF, a implementação do Código de Ética e do Comitê Disciplinar do Futebol Brasileiro, licenciamento de clubes, calendário, responsabilidade social, futebol feminino e categorias de base.

Já como membro do Comitê, Ednaldo Rodrigues se mostrou empolgado para contribuir para o desenvolvimento e modernização do futebol brasileiro. “É uma honra ser convidado para compor o Comitê de Reformas ao lado de grandes nomes do futebol nacional. Aceitei o convite de imediato devido à importância desse grupo para o futuro do futebol brasileiro. Participarei ativamente e buscarei contribuir da melhor forma possível para a modernização do nosso futebol”, disse.


O Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro, que faz parte de uma iniciativa da CBF para aprimorar suas práticas corporativas e fortalecer os conceitos de modernidade, transparência e ética dentro dos mecanismos que movimentam o futebol, já realizou sua primeira reunião também nesta quinta. No encontro, foram definidos e apresentados os temas que serão discutidos pelo grupo. Na oportunidade, também foi lançado um hotsite para participação da sociedade. Na página na internet, a população poderá enviar comentários e fazer sugestões.

Confira os temas que serão discutidos pelo Comitê:

I. Reforma do Estatuto: Ajustes no Estatuto Social da Entidade que refletem a implantação de planos de ação de âmbito estatutário.

II. Código de Ética: Decisões acerca do conteúdo e do processo de fiscalização do futuro Código de Ética da Entidade.

III. Transparência e Conformidade: Disponibilização de informações e documentos da CBF, tais como, demonstrativos financeiros, políticas de patrocínio, Estatuto e Código de Ética, bem como a implantação de mecanismos de controle de aderência aos mesmos.

IV. Licenciamento e Registro: Decisões sobre registro e licenciamento de clubes nacionais.

V. Responsabilidade Social: Fomento das ações de responsabilidade social.

VI. Internacionalização do Futebol Brasileiro: Decisões sobre a estratégia de internacionalização da marca da Entidade e do Futebol Brasileiro, bem como a sua atuação no exterior.

VII. Impactos regulatórios e tributários: Elaboração de agenda propositiva para aprimoramento do arcabouço legal e tributário.

VIII. Futebol Feminino: Desenvolvimento do Futebol Feminino no Brasil.

IX. Categoria de Base: Desenvolvimento e fomento das categorias de Base do Futebol Brasileiro.

X. Tecnologia e Inovação no Futebol: Decisões sobre novas tecnologias a serem empregadas no âmbito do Futebol.

XI. Direitos dos Atletas e demais profissionais do Futebol: Temas diversos acerca dos direitos dos atletas do futebol, tais como pagamentos, previdência, condições de trabalho, entre outros.

XII. Direitos de Transmissão: Avaliação de alternativas em relação aos direitos de transmissão das competições.

XIII. Arbitragem: Estudo e proposição de alternativas para aprimoramento da arbitragem no Brasil considerando dentre outros aspectos de carreira, capacitação e tecnologia. 

XIV. Calendário do Futebol: Propostas de alternativas no calendário do futebol brasileiro e alinhamento com o cenário internacional.

XV. Formação, Capacitação e Intercâmbio: Desenvolvimento de programa de formação, capacitação e intercâmbio para profissionais envolvidos na cadeia de valor do Futebol.

XVI. Democratização e engajamento da Torcida Brasileira: Avaliar Propostas e alternativas que permitam maior participação da torcida (Seleção e clubes) no Futebol Brasileiro.

*Fotos: Rafael Ribeiro / CBF


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Victor Ferreira / EC Vitória

Reprodução

Reprodução/X

Reprodução/X

Divulgação



Reprodução

Ver mais Notícias