Museu conta história desconhecida do futebol nos Jogos Olímpícos

Museu conta história desconhecida do futebol nos Jogos Olímpícos

Imagem Museu conta história desconhecida do futebol nos Jogos Olímpícos

Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)

Publicado em 17/07/2016, às 13h10

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

O Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, colocou em cartaz uma exposição temporária que conta a história “desconhecida” do esporte nos Jogos Olímpicos. A mostra, chamada O Futebol nas Olimpíadas, teve início no último dia 9 e ficará aberta até 30 de dezembro.

“O futebol entra como modalidade competitiva na Olimpíada de 1908. E por que o Brasil vai entrar [com uma equipe masculina de futebol] apenas em 1952, depois de sediar uma Copa do Mundo, em 1950? Fomos explorar esse tema, ainda inédito no museu, e que o público conhece muito pouco”, disse a diretora do museu, Daniela Alfonsi, que assina a curadoria junto com a pesquisadora Aira Bonfim.

A exposição começa no hall de entrada do museu, onde estão dispostos os cartazes de todas as edições dos Jogos Olímpicos da era moderna (a partir de 1896, em Atenas). A deste ano começa no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, e será a primeria em um país sul-americano.

Na passarela da fachada do estádio, estão expostos os principais símbolos olímpicos.

“Na primeira sala, há um grande painel com vários cartazes dos Jogos Olímpicos modernos, desde a primeira edição, em 1896. Para quem ama artes gráficas, ama design, é um show, de uma beleza incrível. São conteúdos que não necessariamente tratam apenas do esporte, dos Jogos. Tomamos esse cuidado para que o museu seja atraente, para que faça sentido, não só para os amantes do esporte mas para todo mundo”, ressaltou Daniela.

A mostra traz ainda duas cabines onde são exibidos 21 curtas-metragens do Programa Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais. Além desses, um filme maior, que é projetado em uma grande tela, conta a história da modalidade esportiva na competição. O conteúdo foi especialmente criado para a mostra pela equipe de jornalistas da Rádio Central 3 e é narrado pelo jornalista José Trajano.

O museu funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. As bilheterias ficam abertas até as 16h. Aos sábados, domingos e feriados, as visitas vão das 10h às 18h. As bilheterias fecham às 17h, e os ingressos custam R$ 9. Aos sábados, a entrada é gratuita.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Victor Ferreira / EC Vitória

Reprodução

Reprodução/X

Reprodução/X

Divulgação



Reprodução

Ver mais Notícias