Brasil fica com bronze na Copa Internacional de Seleções de Judô

Brasil fica com bronze na Copa Internacional de Seleções de Judô

Imagem Brasil fica com bronze na Copa Internacional de Seleções de Judô

Por Secom

Publicado em 09/05/2016, às 04h20

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

O Brasil ficou com o bronze na Copa Internacional de Seleções de Judô realizada no Centro Pan Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. O resultado foi por 7 a 0 diante da Grã-Bretanha, todas as vitorias por “ippon”.

O Japão ficou o título ao derrotar a Rússia por 4 a 3, com reclamações dos perdedores. A equipe do leste europeu ficou inconformada com último resultado da luta, envolvendo os judocas Ruslan Shakhbazov (Rússia) e Genta Tanaka (Japão).

O russo Shakhbazov caiu com as costas no chão ao término de um golpe perfeito do japonês Tanaka. Na queda, ele teria aberto as pernas e a arbitragem configurou o resultado como “nocaute do judô”. Houve uma revolta geral da equipe da Rússia contra a arbitragem, mas depois tudo foi sanado e o Japão pode comemorar a vitória no tatame.

OITO PAÍSES

Promovida pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) a competição para atletas da classe Junior (Sub 21) contou com a participação de oito países: Japão, Geórgia, Rússia, Brasil, Portugal, Grã-Bretanha, Alemanha e Itália.

Após a competição, os oito países continuam realizando Treinamento de Campo no CPJ em Lauro de Freitas e nas dependências do hotel em Stella Maris, onde as delegações estão hospedadas, nesta segunda e terça, dias 09 e 10.

Presente nas finais da Copa Internacional de Seleções de Judô, secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, disse a competição foi importante pois contribui com o espírito olímpico do povo baiano que aguarda a chegada da Tocha Olímpica dia 19 em Teixeira de Freitas e dia 24 em Salvador.

“Esta e outras competições estimulam o esporte como fator de desenvolvimento humano e aqui, em especial, alicerça o judô como pratica de alto rendimento”. Ao seu lado, o deputado federal Daniel Almeida destacou a consolidação do CPJ como principal espaço do judô brasileiro.

Presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira reforçou o lado positivo do formato da competição ressaltando que o judô deixa de ser um esporte individual para ser por equipe; enquanto o vice-presidente da CBJ Marcelo França e o presidente da Federação Baiana de Judô (Febaju), Marcelo Ornelas valorizaram a presença do público durante os dias da competição.

ERROS NO TATAME

O técnico da seleção brasileira de judô, Douglas Vieira reconheceu que o bronze foi merecido. “Tivemos alguns erros de posicionamento e de estratégia ao longo da competição e conseguimos corrigi-los hoje diante da Gra-Bretanha, quando a vitória foi absoluta, ou seja, ganhamos por sete ippon”.

Rafael Macedo um dos destaques da equipe, que se prepara para as Olimpíadas 2020 no Japão, confirmou as palavras do treinador: “Queríamos o ouro, mas desta vez não deu”. Nos desafios anteriores realizados no CPJ, em Lauro de Freitas, o Brasil ganhou os três primeiros contra Itália, Áustria e Venezuela.

Na Copa Internacional de Seleções de Judô o Brasil lutou com: Kainan Pires (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Lincoln Neves (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (81kg), André Humberto (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e João Marcos Silva (+100kg).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Victor Ferreira / EC Vitória

Reprodução

Reprodução/X

Reprodução/X

Divulgação



Reprodução

Reprodução/X

Ver mais Notícias