Equipe de Santarém visita Sudesb e agradece oportunidade na Copa 2 de Julho
Equipe de Santarém visita Sudesb e agradece oportunidade na Copa 2 de Julho
Por Secom
Publicado em 15/07/2016, às 04h33
Compartilhe
A equipe de Santarém, município do Pará e que pela primeira vez participou de uma edição da Copa 2 de Julho, encerrada nesta quarta-feira, em Pituaçu, viajou no início da tarde desta quinta-feira, 14, rumo ao estado de origem, distante 3.600 quilômetros de Salvador. Antes de pegarem a longa estrada que separa a Bahia do estado situado na região Norte do Brasil, dirigentes da equipe estiveram na sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), no Imbuí, para agradecer ao diretor geral Elias Dourado a oportunidade proporcionada aos 28 meninos que disputaram o torneio e a boa acolhida que tiveram nas duas semanas que estiveram em terras baianas.
O time paraense chegou até a fase das oitavas de final da Copa 2 de Julho, quando foi eliminado por 7 a 0 pelo time do Bahia. Mas a derrota não tirou o ânimo, nem a vontade de aproveitar ao máximo a experiência: jogadores e comissão técnica permaneceram na Bahia até o final da competição, quando tiveram oportunidade de assistir a jogos de outras equipes. Na partida final, disputada ontem, 13, entre o Flamengo e o Bahia, com o time rubro-negro carioca levando o troféu pelos 2 gols marcados contra o time da casa, toda a delegação paraense marcou presença nas arquibancadas do Estádio de Pituaçu, onde o jogo foi realizado.
“Voltamos para casa com as melhores impressões da competição. Organização, postura dos atletas e a técnica adotada em campo pelas diferentes equipes foram aspectos que chamaram nossa atenção”, destacou o professor de futebol da equipe, José Claudinei, elogiando, também, a recepção, solidariedade e carinho do povo baiano.
Oportunidade – Além do aprendizado, quatro garotos da equipe Santarém foram convidados para fazer teste de avaliação em grandes clubes: Kauan Igor e Lucas Eduardo, ambos com 13 anos, vão treinar no time de base do Atlético paranaenense; Breno Coelho, 14 anos, foi chamado para teste no Grêmio/RS, enquanto Gabriel Josevell, 15 anos, já ficou na Bahia para ser avaliado pelo Leônico.
O diretor Elias Dourado comemorou a notícia do convite feito aos garotos de Santarém, afirmando que mais uma vez a Copa 2 de Julho cumpre com o seu papel de revelar talentos. “A intenção da Sudesb com esta competição é exatamente criar oportunidade para os jovens jogadores e valorizar os times pequenos, sejam eles da Bahia ou de outros estados, possibilitando que joguem e aprendam com clubes maiores e mais estruturados como Flamengo, Corinthians, Vasco, Vitória e Bahia, dentre outros que marcaram presença nesta edição”, destacou, lembrando que mais de 40 atletas já foram revelados nas edições passadas do torneio.
Desafio – Para chegar até Salvador, não foi apenas a distância – o grupo levou cinco dias viajando – o desafio enfrentado. Sem apoio de órgãos públicos ou iniciativa privada do Pará, eles iniciaram em abril uma força tarefa para arrecadar recursos que garantissem a viagem até a Bahia. “Fizemos rifas, serestas e muitos outros eventos, inclusive com a ajuda dos garotos e de seus pais, e conseguimos reunir os 55 mil reais que garantiram as despesas da viagem, como transporte, hospedagem e alimentação”, contou Joaci Moura, coordenador do projeto Academia de Futebol Agremiação Atleta do Futebol de Santarém, que atende aos jovens que vieram para a Copa. Além dos 28 jogadores, a delegação contou com a presença de dez pessoas da comissão técnica e de cinco mães de garotos, que cuidaram da alimentação e da roupa da equipe.
A IX Copa 2 de Julho contou, também, com presença de atletas dos estados do Rio de Janeiro, Paraíba, Maranhão, Piauí, Tocantins, São Paulo, Sergipe, Alagoas e Distrito Federal/Brasília, além de vários times baianos da capital do interior. Ao todo, o torneio reuniu 40 equipes, com participação de 800 atletas com idade inferior a 15 anos. Os jogos, um total de 95 partidas, aconteceram na capital e nos municípios de Feira de Santana, Lauro de Freitas, Camaçari, Aporá, Rio Real, Mata de São João, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Inhambupe e Saubara.
A Copa 2 de Julho é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), que investiu R$380 mil neste ano, e contou com a parceria da Federação Baiana de Futebol (FBF), Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP), Secretaria de Turismo (SETUR) e prefeituras dos municípios que sediaram jogos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar navegando,
você concorda com essas condições.