Governador parabeniza nadadora Mônica Veloso e reforça apoio
Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)
Publicado em 20/07/2017, às 16h23A paratleta baiana de natação Mônica Veloso tem feito história nas mais disputadas piscinas do Brasil e do mundo. No Internationale Deuche Meisterchaften for Swimmer With na Impairmen (IDM Berlin 2017), realizado na Alemanha, entre os dias 6 e 9 de julho, a nadadora representou bem a Bahia com a conquista de quatro medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze. A competição reuniu os 600 melhores paratletas de 52 países.
Recebida pelo governador Rui Costa nesta quarta-feira (19), na Governadoria, ela teve estendido o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). “Sua história é uma lição de vida para muitas pessoas. Você representou de maneira fantástica a Bahia. Parabéns pela conquista. Vamos continuar te apoiando no esporte”, afirmou Rui para a paratleta.
Servidora pública estadual aposentada pela Secretaria da Educação, Mônica Veloso ingressou na natação aos 36 anos, para superar os danos provocados pela poliomielite. A doença comprometeu a mobilidade dos membros inferiores da nadadora e contribuiu para o ganho de peso, já superado.
“Perdi mais de 70 kg depois que comecei a nadar. A natação é muito importante para mim, pois representa liberdade. A última coisa que eu queria era ter uma vida medíocre. Hoje minhas medalhas me dão vontade de continuar evoluindo e servindo de exemplo para que as pessoas saibam que não existe limite para quem deseja crescer na vida”, destacou a paratleta.
Mônica Veloso trilha o caminho da superação todos os dias. No Brasil, ela representa o Esporte Clube Vitória e treina na piscina da Adelba, em Patamares. Hoje, aos 58 anos, coleciona grandes triunfos. Para a titular da Setre, Olívia Santana, a história da nadadora é uma conquista para a Bahia. “As vitórias de Mônica Veloso não são simples vitórias. Ela carrega a superação de quem tem disciplina. Ela é o exemplo de coisas boas que a sociedade tanto precisa. Uma baiana retada que mostra o nosso potencial”, ressaltou a secretária.
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"
Fluminense tem desfalques importantes na defesa para enfrentar o Vitória
Com DM esvaziado, Carpini roda elenco e promove mudanças na relação para duelo contra o Fluminense
Torcedor? Árbitro que protagonizou polêmica em 2023 volta a apitar duelo entre Bahia e Grêmio
Lutador de boxe, morre após dias internado por nocaute