Por Tiago Di Araujo - Redação Bocão News (twitter: @tiagodiaraujo)
Publicado em 31/10/2016, às 16h23
Com 36 pontos, o Vitória precisa ao menos de mais três triunfos no Brasileirão para somar 45 pontos e se garantir na série A da competição em 2017, sem correr risco algum de rebaixamento. Mas, se depender do desempenho final rubro-negro em sua última participação na elite do futebol brasileiro, as coisas podem não ser tão simples.

Em 2014, quando foi rebaixado, nas últimas cinco rodadas, o Leão acumulou três derrotas, um empate e apenas uma vitória. Ou seja, dos 15 pontos que estavam sendo disputados, o time baiano conseguiu conquistar apenas quatro, o que na atual conjuntura o deixaria com 40 pontos, praticamente rebaixado para segunda divisão, a exemplo do Vasco, que caiu no ano passado com 41.
Para tentar mudar isso, o Vitória terá três partidas em casa e dois confrontos diretos com adversários que também lutam contra o rebaixamento, são eles Figueirense (em casa) e Coritiba (fora). Na última rodada, o Leão enfrenta em seus domínios o Palmeiras, atual líder, que poderá já entrar em campo com o título na mão. Porém, se levar em consideração o rebaixamento sofrido pelo Vitória em 2002, o time paulista pode complicar a vida dos rubro-negros.

Além disso, o fator "casa" na última rodada não é um aliado para o Leão. Em 2010, o time baiano foi rebaixado após ficar no empate com o Atlético-GO. Já em 2014, o Rubro-Negro foi ainda pior e perdeu para o Santos por 1 a 0, caindo mais uma vez para segunda divisão do Brasileirão. Ambas as partidas foram jogadas no Barradão.

Mas, se a inspiração do Vitória for o desempenho na reta final do Brasileirão de 2013, quando terminou na 5ª colocação, o Leão permanecerá na elite. Naquela ocasião, nos últimos cinco jogos, o Rubro-Negro perdeu apenas uma, empatou duas e ganhou duas. Com esses resultados, o time baiano somaria 44 pontos e estaria praticamente livre do rebaixamento.