Rafael Ratão cita "ansiedade de fazer o primeiro gol" e aponta solução para problema no Bahia
Letícia Martins/EC BahiaPor Redação Galáticos Online
Publicado em 06/02/2024, às 17h15"É normal, estamos no começo de temporada e os jogadores estão com aquela ansiedade de fazer o primeiro gol. No primeiro jogo tive uma chance e acabei não fazendo, no segundo, lá no sintético, tive outra e o goleiro acabou defendendo. É seguir trabalhando, chegar nos treinamentos e treinar finalização, mas na hora que sair o primeiro gol as coisas vão ficar mais tranquilas", comentou Ratão em relação a grande quantidade de oportunidades perdidas no último confronto.
Além dos torcedores, os jogadores também perceberam o aumento de qualidade no meio-campo do Tricolor com a chegada dos reforços. Em relação a temporada passada, o camisa 11 explicou a melhora criativa do Bahia, dando motivos para o tempo de trabalho do treinador Rogério Ceni.
"Ano passado não pegamos uma pré-temporada com Ceni, ele trabalhou dois/três meses até a reta final. Agora fizemos a pré-temporada, chegou jogadores novos e a gente entendeu o processo do trabalho dele. Isso faz toda a diferença, acho que é por isso que o nível subiu tanto, estamos tendo chances de fazer gol, claro que podiamos marcar mais, mas na hora que entrosar e encaixar vamos ter o número de gol muito alto", disse.
Mesmo sendo ponta-esquerda de origem, durante a sua apresentação ao Bahia no ano passado, Rafael Ratão revelou que se sente confortável atuando como centro-avante ou falso-nove. Após marcar um gol estilo homem de área, o atacante frisou que está preparado para assumir essa posição caso lhe for solicitado.
"É uma função que tinhamos conversado desde o ano passado, falei que ia trabalhar nela, como um nove ou um falso nove. Eu me sinto bem, esse ano eu começei jogando e tem o Everaldo que também faz. É uma função que está sendo usada bastante, é o estilo de jogo que ele (Rogério Ceni) gosta, estou preparado e bem" comentou.
Por fim, o atleta ressaltou o ganho de qualidade com a chegada dos reforços para o setor do meio-campo. O atacante se deixou a disposição para ajudar mesmo que seja saindo do banco de reservas, mas demostrou confiança ao falar sobre a busca por espaço no time titular.
Teve um aumento enorme, já deu para ver a qualidade dos jogadores que chegaram. Everton Ribeiro, Jean Lucas, principalmente nesse meio de campo, que é onde faz a bola chegar redonda para nós atacantes. [...] Eu posso ajudar trabalhando, seja começando ou saindo do banco. Esse ano começei muito focado para buscar meu espaço e atingir as minhas metas. Tenho certeza que vou evoluir, tem algumas coisas para melhorar também".