Iluminado: completando 100 jogos pelo Bahia, Cauly marca e dá triunfo ao Esquadrão contra o Criciúma

Tricolor de Aço alcança os 45 pontos, mas segue na 6ª posição

Rafael Rodrigues / EC Bahia

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 29/09/2024, às 20h36

Compartilhe

O Bahia venceu o Criciúma por 1 a 0, na noite deste domingo (29), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O gol do confronto foi marcado por Cauly, que completou 100 jogos pelo Esquadrão de Aço no duelo com o Tigre.

Com o resultado, o Bahia alcança os 45 pontos, mas segue na 6ª posição, na zona de classificação para a pré-Libertadores. O Tigre, em péssima fase, estaciona nos 32 pontos e segue na 14 colocação, lutando contra o rebaixamento.

Primeiro tempo

O Bahia precisava dar uma resposta pra sua torcida após a queda de produção neste quase fim de temporada. O time comandado pelo técnico Rogério Ceni começou controlando as ações, como de praxe, mas exerceu uma pressão pra demonstrar quem que mandaria na Fonte Nova nesta noite.

No entanto, apesar da pressão dos donos da casa, o primeiro grande susto veio do Criciúma, aos 6 minutos, quando Claudinho recebeu nas costas da zaga, dentro da grande área, bateu na saída do goleiro Marcos Felipe e viu a bola beijar o travessão. Porém, o impedimento do lateral foi sinalizado no lance.

O Esquadrão não conseguia infiltrar com facilidade na defesa do Tigre, então passou a arriscar algumas finalizações de fora da área. Éverton Ribeiro e Cauly foram nomes que puxaram a iniciativa.

Mas a melhor jogada da primeira etapa veio aos 32 minutos, com uma jogada pelo lado direito e Santi Arias cruzando na entrada área. Vendo a bola vir perfeita para a finalização, Cauly não pensou duas vezes e chicoteou a redonda, que quicou no chão e ganhou velocidade para matar o goleiro Gustavo e morrer no fundo das redes.

O gol empolgou as arquibancadas e o Bahia foi ainda mais para uma pressão em busca do segundo gol, mas o goleiro Gustavo evitou o feito ainda nos 45 minutos iniciais na Arena Fonte Nova.

Segundo tempo

O Criciúma, em situação delicada na temporada, precisou se soltar mais na segunda etapa. Se arriscando no ataque, o Tigre engrossou a partida logo no primeiro minuto, quando Bolasie recebeu a bola em velocidade de Allano pelo lado direito, tentou um toque para o meio da área, mas a bola passou com muito perigo por todo mundo e acabou saindo.

O Bahia respondeu aos 6 minutos. Em contra-ataque, Luciano Juba ajeitou o corpo e mandou uma bomba no lado esquerdo do gol e o goleiro Gustavo espalmou. Na sobra, Cauly completou de cabeça, mas o arqueiro do Tigre salvou mais uma vez.

O jogo foi ficando cada vez mais aberto com o passar do tempo e o Criciúma passou a explorar as jogadas rápidas para surpreender o Esquadrão. Mas com o campo aberto, o Bahia passou a acumular boas tramas que poderiam resultar no segundo gol.

Apesar da pressão Tricolor, o jogo se desenhou para o gol solitário de Cauly, que foi homenageado pelos 100 jogos com o clube baiano e acabou dando o presente para a torcida.


Leia também