Justiça autoriza clássico Vasco x Flamengo em São Januário, apesar da oposição do Bepe

Após jogo marcado para o Maracanã, justiça autoriza clássico para São Januário

Reprodução / C.R Vasco da Gama

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 07/04/2025, às 18h45

Compartilhe

A Justiça do Rio de Janeiro autorizou a realização do clássico entre Vasco e Flamengo, marcado para o dia 19 de abril, no Estádio de São Januário. A decisão liminar suspendeu a determinação do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe), que havia se oposto ao pedido do clube vascaíno para que o jogo acontecesse no tradicional estádio.

A juíza responsável pela decisão afirmou que o Vasco pode manter o mando de campo em São Januário, com a presença de sua torcida, "independentemente de qualquer avaliação". Além disso, ela deixou aberta a possibilidade de a torcida do Flamengo também poder comparecer, dependendo de uma avaliação técnica de segurança. Em sua decisão, a magistrada criticou a postura do Bepe, afirmando que a unidade "se recusa a empregar todas as suas energias em benefício do serviço", optando, segundo ela, pelo "caminho mais fácil", o de “deixar de fazer”, e manifestando "aparente abandono do entusiasmo, autoridade e eficiência que a instituição exige".

A oposição do Bepe ao pedido do Vasco se baseou em uma análise estratégica da unidade, que apontou riscos à segurança tanto no perímetro quanto no interior do estádio, em jogos dessa natureza. A Polícia Militar, por meio de nota, alegou que a rivalidade entre os clubes e o grande público esperado para a partida gerariam condições de risco à ordem pública e à integridade dos presentes.

Com a decisão judicial, o clássico terá como palco o Estádio de São Januário, e a torcida vascaína poderá comparecer ao estádio. A presença da torcida rubro-negra, no entanto, dependerá de novas avaliações técnicas, garantindo que todas as medidas de segurança sejam tomadas para que o evento transcorra sem incidentes. 


Leia também