Campeonato Baiano
Campeonato Baiano
Foto: Divulgação/FBF
O Campeonato Baiano completa 120 anos de história em 2025, e nenhuma equipe quer fazer feio na competição mais tradicional do estado. E os objetivos e momentos são variados entre os 10 clubes participantes. Tem quem já tinha um tempo de "molho" e vem forte em busca do bicampeonato, quem quer vboltar a ser campeão e dar o troco no maior rival e também os que querem surpreender mais uma vez.
Depois de seis anos sem conquistar o torneio, o Vitória foi campeão esse ano após vencer o primeiro jogo da final contra o Bahia e empatar o confronto de volta. Com o resultado, o rubro-negro levantou o 30º caneco da competição.
Todos os campeões baianos:
Bahia – 50
Vitória – 29
Ypiranga – 10
Botafogo-BA – 7
Galícia – 5
Atlético de Alagoinhas – 2
Fluminense de Feira – 2
Fluminense de Salvador – 2
São Salvador – 2
AAB – 1
Leônico – 1
Santos Dumont – 1
Bahiano de Tênis – 1
Internacional-BA – 1
Sport-BA – 1
Atlético de Salvador – 1
Bahia de Feira - 1
Colo Colo – 1
Guarany – 1
Internacional de Cricket – 1
República – 1
E claro que ser campeão não se resume à premiação e ao status de melhor time da Bahia. O título também vale vagas em competições importantes a nível nacional e regional.
O que está em jogo no Campeonato Baiano?
Vagas na Copa do Brasil: campeão, vice e o 3º colocado terão direito a vagas na Copa do Brasil 2026.
Vagas na Copa do Nordeste: campeão e o clube do estado melhor posicionado no ranking da CBF estarão classificados para a competição regional.
Pré-Copa do Nordeste: vaga na fase prévia do Nordestão será da equipe com melhor colocação no Baiano, excluindo o campeão e o melhor posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Caso o campeão baiano não dispute as Séries A ou B do Brasileiro (Bahia ou Vitória), essa vaga será destinada ao clube com o segundo melhor índice no ranking da CBF.
Vaga na Série D: serão destinadas duas vagas às equipes melhores colocadas no Baianão, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro.
Vale destacar que são três vagas na Série D destinadas aos times baianos. A quarta pertence ao campeão da Copa do Governador ou outra competição que venha substituí-la. Caso essas competições não aconteçam, a vaga ficará com a equipe 3ª colocada do estadual.
Entenda como funciona o Campeonato Baiano?
A fórmula de disputa será a mesma dos anos anteriores. Dez equipes vão jogar a primeira fase, e as quatro primeiras garantem vaga nas semifinais, enquanto as duas últimas serão rebaixadas.
Um dos jogos das semifinais é disputado entre o 1º e o 4º colocados, e o outro duelo é entre o 2º e o 3º. As partidas são de ida e volta. A final do Campeonato Baiano também vai ser disputada em dois confrontos entre os vencedores dos duelos das semifinais.
As equipes
O Baianão 2026 tem as tradicionais equipes do estado e também aquelas que buscam se firmar na principal prateleira do futebol baiano, a exemplo do Porto, equipe de Porto Seguro que subiu para primeira divisão junto com o Colo-Colo. Dentre os dez participantes, apenas quatro times já foram campeões da primeira divisão: Colo-Colo, Atlético de Alagoinhas, Bahia e Vitória.
Início da Competição:
Marcada para o dia 11 de janeiro, o torneio contará com
Atlético de Alagoinhas, Bahia, Barcelona de Ilhéus, Colo-Colo, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória são os participantes da edição 2025 do torneio estadual.
Assim como nas edições passadas, a primeira fase contará com nove rodadas, e dez equipes disputam as quatro primeiras posições para chegar às semifinais. Já as duas últimas colocadas serão rebaixadas para a segunda divisão. As semifinais e as finais acontecem em dois confrontos, com ida e volta para cada jogo.
A Federação Bahiana de Futebol também planeja uma nova competição, ainda sem nome, para preencher o calendário dos times baianos. Esse torneio deve ter início em até 20 dias após o estadual, e o campeão será agraciado com uma vaga na Copa do Brasil 2026. É uma possibilidade a mais para os times chegarem ao principal mata-mata nacional, uma vez que o campeão e o vice do Baianão também garantem vaga.
Campeonato Baiano
Campeonato Baiano
Campeonato Baiano
Campeonato Baiano