Em noite de Jones, Bahia goleia o Vasco e abre cinco pontos do Z-4
Por Yuri Barreto
Publicado em 09/09/2012, às 20h20
Invicto no segundo turno, o Bahia fez mais uma vítima neste domingo (9). O tricolor não tomou conhecimento do Vasco e goleou o adversário, em São Januário, por 4 a 0, pela 23ª rodada da Série A.
Souza, no primeiro e segundo tempo, e Jones carioca, duas vezes no segundo, marcaram os gols da vitória brilhante. Com o resultado, o esquadrão chegou aos 27 pontos ganhos, subiu para a 14ª colocação e abriu cinco pontos da zona de rebaixamento.
Agora, a equipe do técnico Jorginho, que ainda não perdeu desde que chegou ao clube, se prepara para enfrentar o Sport, na próxima quarta-feira (12). A partida, válida pela 24ª rodada, será realizada na Ilha do Retiro.
O primeiro tempo não foi de muitas emoções para o torcedor. O Vasco assustou o goleiro Marcelo Lomba aos dez minutos. Alecsandro chutou forte de dentro da área e a bola passou tirando tinta da trave.
Já aos 33, o tricolor errou saída de bola e Alecsandro aproveitou para levantar na área. Livre, Eder Luis foi impedido por Danny Morais de abrir o placar.
Mas, pela primeira vez que chegou com perigo ao gol o Bahia mostrou eficiência. Aos 40, Jones carioca levantou bola na área e Souza, de cabeça, fez o primeiro.
Na volta para o segundo tempo, o esquadrão não deixou os donos da casa respirarem e fez o segundo logo aos quatro minutos. Zé Roberto se livrou de marcação e cruzou para Jones Carioca na área. Na primeira tentativa, o atacante furou, mas na segunda acertou o chute e ainda contou com a ajuda da trave para ampliar.
Nome do jogo, Jones atormentou a zaga vascaína. Aos 13, o atacante aproveitou contra-ataque, entrou livre na área e ainda driblou Fernando Prass para abrir a goleada em São Januário.
Com o triunfo garantido, o técnico Jorginho fez a primeira alteração na equipe. Aos 19, Zé Roberto deu lugar a Mancini.
Aos 25, Jones Carioca, inspirado, achou Souza livre na área. O camisa nove teve tempo de dominar e chutar no contra-pé de Fernando para fazer o quarto.
Entregue em campo, o Vasco ainda ficou com um homem a menos aos 30. Jonas fez falta dura e levou cartão vermelho.
Aos 32, o nome da partida foi substituído por Jorginho. Jones saiu para a entrada de Elias. Um minuto depois foi a vez de Kleberson entrar na vaga de Fahel.
Nos últimos dez minutos, o esquadrão tocou a bola e, sobe gritos de olé da torcida adversária, em protestos contra o técnico Cristóvão Borges, garantiu a vitória maiúscula fora de casa.
Vasco 0 x 4 Bahia
23ª rodada da Série A
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 09 de setembro de 2012
Horário: 18h30
Árbitro: Raphael Claus (CBF/SP)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa/PR) e Danilo Ricardo Simon Manis (CBF/SP).
Cartões amarelos: Fahel (B); Douglas (V)
Cartões vermelhos: Jonas (V)
Gols: Souza e Jones (B)
Vasco
Fernando Prass; Jonas, Douglas, Luan e Fabrício; Nilton, Felipe Bastos, Juninho e Jhon Cley (Tenório); Eder Luis (Eduardo Costa)e Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges.
Bahia
Marcelo Lomba; Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel (Kleberson), Diones, Hélder e Zé Roberto (Mancini); Jones (Elias) e Souza. Técnico: Jorginho.
Carpini exalta ponto conquistado fora de casa contra o Fluminense
Vitória arranca empate com o Fluminense no Maracanã e mantém-se fora da zona de rebaixamento
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira
Bahia encerra preparação para enfrentar o Ceará com treino tático no CT Evaristo de Macedo
Em busca da primeira vitória na Série A, Bahia encara Ceará na Arena Fonte Nova
Estádio histórico de futebol se despede com sua “última Dança”; descubra qual é