A matemática não é uma ciência tão exata assim quando o assunto em uqerstão são as probabilidades de cada time no Campeonato Brasileiro.
Dois sites especializados no asunto - Chance de Gol (
www.chancedegol.com.br), do matemático Tristão Araújo, e Probabilidades no futebol (
http://www.mat.ufmg.br/futebol/), mantido pelo Departamento de Matemática e Estatística da UFMG -, além do matemático Oswald de Souza, divergem sobre as chances de Bahia e Vitória disputarem a Série A de 2013.
Para o Chance de Gol, o Bahia tem apenas 14,8% de chance de ser rebaixado, enquanto, para a UFMG, as chances de degola tricolor são de 24,5% - uma diferença de quase 10 pontos porcentuais. No meio do caminho encontra-se Oswald de Souza, para quem o Bahia ainda tem 20% de chance de cair.
Oswald não analisou as probabilidades da Série B, mas o Chance de Gol e a UFMG novamente divergem em relação ao Vitória. Segundo o primeiro, o Leão tem apenas 9% de chance de ser campeão e 97,2% de chance de acesso; para a UFMG, o Vitória tem 11,2% de levantar o caneco e 97.5 de subir. No caso do Vitória, a divergência é menor: não passa de 2%.
Para Oswald de Andrade, quem não quer cair deve ter como meta atingir os 45 pontos. Atualmente, a chance de um time ser rebaixado com essa pontução é de apenas 2%. Abaixo dos 45, todos os times estão ameaçados, o que coloca 11 clubes no rebolo: Cruzeiro (43), Ponte Preta (43), Santos (43), Coritiba (42), Náutico (42), Flamengo (41), Portuguesa (40), Bahia (37), Sport (33), Palmeiras (32), Figueirense (29) e Atlético-GO (23). De todos eles, apenas o Atlético é considerado matematicamente rebaixado por Oswald.