Bahia vence a Ponte e dá grande passo para se manter na Série A
Por Yuri Barreto
Publicado em 18/11/2012, às 17h54
Empurrado por 24 mil torcedores, o Bahia passou dificuldades, mas mostrou vontade e raça para vencer a Ponte preta neste domingo (18), em Pituaçu. Com gol de Neto, aos 35 do segundo tempo, o tricolor conquistou um importante triunfo por 1 a 0.
Com o resultado, o esquadrão chegou aos 43 pontos ganhos e deu um grande passo rumo à permanência na Série A. Na 15ª colocação, o tricolor continua só dependendo dele para escapar do rebaixamento.
Apesar do apoio da torcida, o Bahia sofreu no primeiro tempo. A Ponte preta aproveitou os espaços cedidos pelo tricolor levou perigo ao gol de Marcelo Lomba.
Aos 15 minutos, Luan fez fila na entrada da área e sem marcação chutou no gol. O camisa 31 fez a defesa.
Dez minutos depois, foi a vez de Nikão passar com facilidade pela zaga tricolor. O meia cruzou para Ferron, que desviou e a bola passou sobre o gol.
A primeira boa chance do esquadrão só veio aos 31 minutos. Hélder chutou forte da entrada da área e Edson Bastos salvou com o peito.
Aos 36, o Bahia errou saída de bola e deu mais uma chance à macaca. Mas, Roger tentou de cobertura e desperdiçou a oportunidade de abrir o placar.
Um minuto depois, mais uma vez Luan assustou Lomba. O atacante escapou da marcação pela direita e chutou forte. A bola passou tirando tinta da trave.
Insatisfeita com a atuação da equipe, a torcida tricolor ficou na bronca e vaiou o time no final da primeira etapa. A reação da torcida fez com que o técnico Jorginho fizesse a primeira mudança no intervalo. Zé Roberto entrou no ligar de Jones.
Mas, quem teve a primeira boa chance foi a Ponte. Aos 14, Luan recebeu livre na área e tocou para Cicinho. O lateral passou por Marcelo Lomba e chutou cruzado. A bola passou sobre a linha e não entrou no gol tricolor.
A resposta do Bahia veio quatro minutos depois. Fahel recebeu lançamento na área, desviou de cabeça e Edson Bastos fez grande defesa.
Mas, aos 35, o goleio da Ponte não evitou o gol tricolor. Zé Roberto recebeu lançamento na área, fez o pivô e ajeitou para Neto balançar as redes de Pituaçu.
Com o time cansado, mas sob os gritos de apoio da torcida, o Bahia segurou o triunfo nos últimos minutos e deu um grande passo rumo à conquista da permanência na Série A.
Bahia 1 x 0 Ponte Preta
Série A - 36ª rodada
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)
Horário: 16h (Horário da Bahia)
Data: 18/11/2012
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR), auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Guilherme Dias Camilo (MG).
Público: 24.004 torcedores.
Cartões amarelos: Hélder, Alysson, Neto (B); Ferron, Cléber (P)
Gols: Neto (B), aos 35 do 2ºT.
Bahia
Marcelo Lomba; Neto, Alysson, Fabinho e Romário (Vitor Lemos); Fahel, Hélder, Diones e Gabriel (Kleberson) ; Jones (Zé Roberto) e Souza. Técnico: Jorginho.
Ponte Preta
Edson Bastos; Cicinho, Ferron, Cléber e João Paulo; Baraka, Wendel Santos, Renê Júnior e Nikão (Marcinho); Luan (Rossi) e Roger (Giancarlo). Técnico: Guto Ferreira.
Com DM esvaziado, Carpini roda elenco e promove mudanças na relação para duelo contra o Fluminense
Vitória arranca empate com o Fluminense no Maracanã e mantém-se fora da zona de rebaixamento
Fluminense x Vitória: onde assistir, horário e arbitragem da partida do Brasileirão
Vitória encara o Fluminense no Maracanã em busca de sequência positiva no Brasileirão
Bahia encerra preparação para enfrentar o Ceará com treino tático no CT Evaristo de Macedo
Promessa do Bahia destaca oportunidade no time principal: "Posso crescer muito"