Segunda Divisão do Baianão será aberta neste domingo

Briga por duas vagas na elite do Baianão começa domingo

Imagem Segunda Divisão do Baianão será aberta neste domingo

Por Redação Galáticos Online (@GalaticosOnline)

Publicado em 15/03/2014, às 21h05

CompartilheFacebookTwitterWhatsApp

Mais uma competição do futebol baiano dará suas boas vindas em 2014. No próximo domingo (16), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) dará a alargada à Segunda Divisão do Baianão 2014.

Sempre disputado, o campeonato é encarado pelos clubes como a chance de conquistar um lugar no "hall da fama" do esporte no estado. Para esquentar ainda mais a disputa, só dois deles alcançarão a elite.


Foto: Os campeões da Bola


Neste ano, a batalha será diferente. Um ingrediente a mais trará mais emoção à Segundona, como também é conhecida. A presença de quatro campeões baianos da primeira divisão fará o torcedor relembrar momentos históricos do Estadual.


Foto: Dernivaldo Ribeiro (Quincas)


Terceiro clube com mais título do Estadual, com dez conquistas, atrás apenas de Bahia e Vitória, o centenário Ypiranga mais uma vez buscará seu retorno à Primeirona, de onde saiu em 1999, há 15 anos. Outro concorrente é o Fluminense de Feira, dono de dois títulos da elite, conquistados em 1963 e 1969. O Touro do Sertão, rebaixado no ano passado, ainda traz no currículo três invejáveis participações na Série A do Brasileirão (1976, 1977 e 1979), além do vice-campeonato da Série C do Brasileirão, em 1992.


Foto: Marcelo Oliveira


A lista dos campeões na disputa do acesso traz ainda o Leônico e o Colo Colo. O time Grená foi campeão baiano em 1966 e tenta retornar à primeira divisão depois de 22 anos. Já o Tigre de Ilhéus fez história em 2006, ao conquistar a taça sobre o Vitória, em pleno Barradão lotado.

Outras seis agremiações, que não possuem títulos da elite do Baianão, mas são donas de uma história de tradição e reconhecimento no estado, completam a relação dos concorrentes. São elas o Jequié, Jacobina, Itabuna, Ipitanga, Atlético de Alagoinhas e o Flamengo de Guanambi, este último profissionalizado apenas em 2013, mas já brigando para sair do anonimato.


Foto: JC Radialista


A bola rola a partir das 15h, com quatro jogos. Em Terra Nova, o Leônico recebe o Jacobina; em São Francisco do Conde, o Ypiranga recebe o Itabuna; o Colo Colo enfrenta o Atlético, em Ilhéus, e às 16h, o confronto será entre Jequié e Flamengo de Guanambi, em Jequipe. Encerra a 1ª rodada o jogo entre Ipitanga e Fluminense de Feira, na próxima quinta-feira (20), em Lauro de Freitas.

*Com informações do Portal da FBF
Matéria postada originalmente em 14 de março.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS